Encontros Universitários

Imprimir
Os ENCONTROS UNIVERSITÁRIOS já estão se consolidando como espaço de Iniciação à pesquisa científica. Esses encontros são um momento de vivência da comunidade acadêmica do Campus da UFC em Quixadá, que conta com a participação de estudantes, pesquisadores, professores e alunos das escolas de nível médio e superior do Sertão Central Cearense.

Programação das edições anteriores do evento.

2018

Edital – Encontros Universitários 2018 – Campus Quixadá

Retificação do Edital – Encontros Universitários 2018 – UFC Campus Quixadá (das demonstrações)

Retificação do Edital – Encontros Universitários 2018 – UFC Campus Quixadá (prazo de submissão)

A Comissão Organizadora dos Encontros Universitários do Campus da UFC em Quixadá informa que o prazo para submissão da versão final dos trabalhos foi prorrogado até domingo, 21 de outubro. (fonte)

EU2018 – Template para slides – Versão Cinza

EU2018 – Template para slides – Versão Amarela

Alocação 2018 – Atualizado

Confira a programação completa:

Exposição de aquarela
Turma Desenho artístico 2018.1
Com o tema da natureza e dos nossos sonhos esta exposição traz a arte da aquarela com toda sua simplicidade e potência criativa.

Exposição Gravura Sustentável
Turma Comunicação Visual II
Com matrizes feitas de tetra brik, esta exposição mergulha no universo da arte abstrata para revelar a beleza das cores e das formas.

Dia 24/10 – Quarta-feira

8h – Cerimônia de Abertura dos Encontros Universitários do Campus da UFC em Quixadá 2018

9h às 10h30 – Sessão 1 – A – H (ver mapa de sessões)

10h30 – Palestra “JJ Marreiro: cartunista, profissão de risco” com JJ Marreiro

Local: Sala Multiuso

12h às 13h30 – Campeonato de ping-pongue – Fase de Grupos – sala 3, bloco 1

12h às 13h30 – Competição de Sistemas Embarcados – Início e Sorteio dos Temas – área de convivência

A competição trata do desenvolvimento de projetos multidisciplinares que envolvam o uso de sistemas embarcados para a solução de algum problema relacionado a um tema específico. Esta competição tem o objetivo de incentivar a a criatividade, o trabalho em equipe e a integração entre os alunos dos diversos cursos, através do desenvolvimento de projetos originais.
É aberta a participação a todos os alunos do Campus da UFC de Quixadá, independente do curso.
As inscrições serão feitas através de formulário online, disponível em: https://goo.gl/forms/hqemffbHz7lgzWKs1

● Sorteio do tema (dia 24/10/2018);
● Apresentação do projeto para avaliação (26/10/2018);
● Divulgação do resultado (26/10/2018).

As equipes deverão ser formadas por 2 ou 3 alunos do Campus. Sugere-se que as equipes sejam compostas por alunos de semestres ou cursos distintos, porém isso não é obrigatório.
Cada projeto deve apresentar originalidade, sendo desenvolvido por cada equipe a partir do dia do sorteio dos temas. Serão disponibilizados componentes eletrônicos para o uso das equipes (resistores, capacitores, microcontroladores, etc), de acordo com a necessidade do projeto e a disponibilidade de estoque. As equipes podem utilizar componentes fornecidos pelos próprios integrantes para complementar seus projetos, incluindo kits e sensores próprios.
O tema será definido no primeiro dia dos Encontros Universitários de 2018 por meio de um sorteio. As equipes terão dois dias para desenvolver os projetos. Os temas possíveis de serem sorteados são:
● Campus inteligente
● Saúde
● Sustentabilidade
● Acessibilidade
● Entretenimento
● Automação industrial e/ou residencial
● Tema livre
Os projetos serão avaliados por uma comissão avaliadora, segundo os seguintes critérios, com os pesos indicados entre parênteses:
1. Estado do protótipo ( 40% )
2. Originalidade ( 25 % )
3. Relação custo/benefício ( 25% )
4. Apresentação (10%)
Serão premiados os 3 primeiros colocados. Em caso de empate, será considerada a nota obtida em cada um dos critérios supracitados, de acordo com a seguinte ordem: Estado do protótipo, originalidade, relação custo/benefício. Se permanecer o empate, a colocação será definida por sorteio.
Os casos omissos serão decididos pela organização da competição

13h30 às 16h:

MINICURSO 1: Introdução à linguagem VHDL, Prof. Cristiano

VHDL é uma linguagem de descrição de hardware usada para a criação de circuitos digitais. O curso irá apresentar conceitos básicos e exemplos de uso de VHDL. O pré-requisito é que os participantes tenham sido aprovados em “Fundamentos de programação”. O curso terá duração de quatro horas, será no Lab II, bloco 1, de 13h30 as 16h30. Quem vai ministrar é o professor Cristiano Bacelar, coordenador do curso de Engenharia de Computação.

Local: Laboratório 2, Bloco 1

Inscrições: https://goo.gl/forms/ZJVqrgP7j00qurp73

MINICURSO 2: Kotlin para baixinhos, Alan Firmiano
O minicurso de Kotlin para baixinhos tem como intuito ensinar o ABC dessa linguagem, provendo aos participantes um pontapé inicial no desenvolvimento de aplicações utilizando essa linguagem. Além disso, serão apresentadas particularidades da linguagem em contextos diferentes.

Local: Laboratório 3, bloco 1

Inscrições: https://goo.gl/forms/x0QguNhBQtGpIEQg2

Oficina:  Oficina de Quadrinhos, com J.J. Marreiro

OS participantes deve levar grampeador, borrachas macias para grampear os fanzines; papel A4; lápis, caneta (qualquer uma).

Local: Bloco 1, sala 1

Inscrições: https://goo.gl/forms/c1Kn9Yn4ZzlDqDuV2

Painel Inforgirl  – PET TI

Com o tema “Mulheres na pesquisa brasileira”, o painel do InfoGirl irá discutir o avanço, dificuldades e o que pode melhorar em relação a presença das mulheres no âmbito da produção científica brasileira.

Local: Bloco 3, sala 3

Capture the Flag – PET TI

Ocorrerá uma competição de Capture The Flag organizada pelo projeto de segurança da informação PET_SEC. A competição será entre times de no máximo 3 pessoas, e esses times terão de resolver desafios e falhas de segurança em situações do mundo real, elaboradas pelos organizadores.
Local: Laboratório 4, bloco 1

Inscrições: PET Conexões de Saberes

 

16h às 17h30 – Palestra “O que o mundo espera de vocês.”, Zarathon Maia

Um bate papo descontraído e ao mesmo tempo profundo sobre o que o mercado espera dos novos profissionais. Comportamento, atitude, maturidade, perseverança? Vamos conversar sobre alguns desses pontos e ver onde podemos melhorar. Isso não é uma sessão coach, mas pode te ajudar muito no início da sua carreira!

Local: Sala Multiuso

17h30 às 18h30 – Jantar

18h30 às 20h – Sessão 2 A-F

20h às 22h –

Maratona de Programação, Prof. Wladimir e Prof. Araruna. Mais informações com os docentes.

Programação Cultural:

18h30 às 20h – Aulão de Ritmos com Sidcley, local: Bloco 3, sala 1

18h30 às 20h – Pocket Pacce o som e Apresentação da célula de música

20h às 20h30 – Apresentação de capoeira, na área de convivência

20h às 21h30 – Hip Hop danças sociais com Marcio Geibson, local: Bloco 3, sala 1

***

Dia 25/10 – Quinta-feira

08h30 às 10h – PALESTRA: Qual método empírico de pesquisa é mais adequado pra mim? Uma análise dos métodos empíricos de pesquisa científica. Profa. Jéssyca Flavyanne Ferreira Vilela
Na palestra será discutido o papel dos métodos empíricos de metodologia científica, serão abordadas as suas características principais: experimento controlado, estudos de caso, surveys, pesquisa-ação, etnografias e revisões sistemáticas da literatura. Essa análise inicial não possui pré-requisito e destina-se a pesquisadores que planejam realizar pesquisas científicas que exijam alguma forma de validação empírica, ou que desejem estabelecer uma base empírica para um programa de pesquisa. A palestra acontecerá na sala multiuso, bloco dois, e será ministrada pela docente do Campus Jéssyka Vilela.
Local: Sala Multiuso

10h às 10h30 – Pique-nique coletivo

10h às 12h30 – OFICINA: Bordado com amor!, Prof. Diana Medina
Inspirada no trabalho da artista Clarisse Borian esta oficina desenvolve bordados de palavras positivas em folhas secas. A oficina é aberta ao público e não exige conhecimentos prévios. Ao final faremos uma instalação na Algaroba.
Inscrições: https://goo.gl/forms/jOJsGM6PDQFPl0oI2
Local: Geodesia

10h30 às 12h30
MINICURSO 1: Apresentação de artigos em Publicação Periódica Científica: NBR 6022, Kauane Lysien
O participante aprenderá, segundo a ABNT NBR 6022, como estruturar artigos para publicação em periódicos científicos. Não exige pré-requisito. O minicurso terá 20 vagas, será na sala multiuso, bloco dois, e será ministrado pela bibliotecária Kauane Lysien.
Local: Sala 2, Bloco 1
Inscrições: https://goo.gl/forms/hkErWdlKyuRaxbbP2

MINICURSO 2: Introdução ao processo de design, roteamento e confecção de placas de circuitos, Emanuel Angelim e Ruan Felipe
O participante irá ser apresentado ao processo de concepção, design e fabricação de placas de circuito impresso através de um projeto simples que será desenvolvido durante a palestra. O procedimento será demonstrativo e não prático. Ajudaria bastante se a palestra pudesse ser alocada em uma sala com projetor HDMI ou com sistema de som, pois o processo de fabricação de placas será apresentado em vídeo. A palestra será apresentada por bolsistas de PAIP/BIA do curso de Engenharia de Computação: Emanuel Angelim Pereira; Ruan Felipe de Almeida Silva. O minicurso não exige pré-requisitos.
Local: Sala 1, Bloco 1
Inscrições: https://goo.gl/forms/AB5DiiXLikkAFNN22

MINICURSO 3: Let the bugs in da house, Gabriel Cesar
Com a chegada das SPA’s, novos desafios foram surgindo, abrindo um mundo de possibilidades para a realização de testes automatizados. A necessidade de frameworks para construção mais simples e eficientes de testes que se adequem a esses novos padrões se tornou evidente, principalmente pelas quantidade de requisições assíncronas existentes. Pensando nisso, este minicurso irá apresentar o Puppeteer, uma API Node que permite a construção de testes automatizados, capaz de fornecer um conjunto de ferramentas para manipulação dos elementos de um browser. Além disso, utilizaremos o Cucumber, para facilitar a escrita, leitura e interpretação desses testes.
Local: Laboratório 2, Bloco 1
Inscrições: https://goo.gl/forms/gchoP8tv02JlJAvc2

12h30 às 13h30 – Campeonato de ping-pongue – Sala 3, bloco 1

13:30 – 17:30 ECOPET
A atividade acontecerá na área de convivência para que alunos e servidores possam produzir objetos a partir de materiais reciclados. Os objetos podem ser produzidos em equipe ou individualmente. Quem não quiser produzir pode contribuir também com materiais. Uma banca fará avaliação e serão premiados os melhores trabalhos. As premiações acontecerão no encerramento dos EU.
Em paralelo também está acontecendo uma ação no aplicativo do ecopet (link: https://goo.gl/sBojvs ). Foi feito um convite à comunidade acadêmica para compartilhar fotos de iniciativas que estão sendo feitas pensando no consumo consciente. As fotos com mais curtidas também serão premiadas.

13h30 às 15h30 –

Minicurso: Programação mobile multiplataforma com java, Vaneska Sousa
Neste workshop vamos abordar a introdução à programação para dispositivos mobile e multiplataforma usando a linguagem Java de forma que ao final, os participantes estejam aptos para criar aplicações simples para iOS, android, windows, linux e coletores de dados. É desejável ter conhecimento prévio em java básico. Vaneska Sousa é desenvolvedora junior na startup Totalcross.

Local: Laboratório 2, bloco 1

Inscrição: https://goo.gl/forms/QTWJHsBXdOsHqwOY2

PALESTRA: Como empreender socialmente – case Social Brasilis, um negócio de impacto social cearense, Emanuelly Oliveira (Agente de Conteúdos)
Local: Sala Multiuso

15h30 às 16h – Intervalo

16h às 17h30 – Sessão 3 – A-G

17h30 – 18h30 – Jantar

 

Programação Cultural

Game Night Pocket;
A GameNight que você conhece em uma versão poket! Just Dance, StepMania, Karaokê (no espaço ao lado do D.A.), Bomberman, UNO, Xadrez, Sueca, além de exposição de jogos feitos por alunos do Campus; Campeonatos estão com inscrições por R$ 1,00, realizadas no PET TI. A premiação é um chaveiro.

Campeonato de ping-pongue – Final, sala 3, bloco 1

Stand up, com o discente Roger Matheus, de Design Digital, na área de convivência.

***

Dia 26/10 – Sexta-feira

08h30 às 10h – Sessão 4 – A-G

10h às 10h30 – Intervalo

10h30 às 12h30 –

Apresentação das Demonstrações
Local: Bloco 4 – Laboratórios 1 e 2

Competição de Sistemas Embarcados – Apresentação e Avaliação dos Projetos
Local: Bloco 4 – Laboratórios 1 e 2

12h às 13h30 – Almoço

13h30 às 15h – Sessão 5 – A – H

15h às 15h30 – Intervalo

15h30 às 16h30 – Encerramento dos Encontros Universitários do Campus da UFC em Quixadá 2018
Local: Sala Multiuso

 

 

Mapas de Sessões

Sessão A – Bloco 4, Sala 1

Sessão B – Bloco 4, Sala 2

Sessão C – Bloco 4, Sala 3

Sessão D – Bloco 4, Sala 4

Sessão E – Bloco 4, Sala 5

Sessão F – Bloco 2, Sala 3

Sessão G – Bloco 2, Sala 4

Sessão H – Bloco 1, Sala 2

 

MODELOS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

1 – Modelo já configurado no ShareLaTex:
https://pt.sharelatex.com/templates/52fb87d233621a613683ec83

2 – Arquivo contendo o modelo em vários formatos (.odt, .doc e LaTex):

http://www.sbc.org.br/documentos-da-sbc/summary/169-templates-para-artigos-e-capitulos-de-livros/878-modelosparapublicaodeartigos

3 – Modelo LaTex:

Download do arquivo

4 – Modelo .doc:

Download do arquivo

5 – Modelo .odt:

Download do arquivo

SUBMISSÃO

No período de 24 de setembro a 1º de outubro estará disponível.

Os alunos que forem participar do evento, devem antes se cadastrar no seguinte link: https://cadastroaluno.quixada.ufc.br/ (apenas na intranet)

Depois de cadastrado ou caso já tenham cadastro, podem prosseguir diretamente para esse link do sistema de submissão: https://sistemas.quixada.ufc.br/contest/

 

Os discentes que estarão em congresso no período de apresentações do evento devem entrar em contato com a comissão. Saiba mais.

 

ALOCAÇÃO E HORÁRIO DAS APRESENTAÇÕES – em breve

PROGRAMAÇÃO DOS ENCONTROS UNIVERSITÁRIOS 2018 – CAMPUS QUIXADÁ – em breve

 

2017

Encontros Universitários 2017 – Certificados produção

EU 2017 – Certificados dos minicursos

EU 2017 – Certificados ouvintes

Resumos Estendidos dos Encontros Universitários 2017

Encontros Universitários 2017

 

 

Programação:

Programação Cultural:

Confira o edital:

Edital Encontros Universitários 2017 – Campus Quixadá

MODELOS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

1 – Modelo já configurado no ShareLaTex:
https://pt.sharelatex.com/templates/52fb87d233621a613683ec83

2 – Arquivo contendo o modelo em vários formatos (.odt, .doc e LaTex):

http://www.sbc.org.br/documentos-da-sbc/summary/169-templates-para-artigos-e-capitulos-de-livros/878-modelosparapublicaodeartigos

3 – Modelo LaTex:

Download do arquivo

4 – Modelo .doc:

Download do arquivo

5 – Modelo .odt:

Download do arquivo

SUBMISSÃO

No período de 16 a 23 de outubro estará disponível.

Os alunos que forem participar do evento, devem antes se cadastrar no seguinte link: https://cadastroaluno.quixada.ufc.br/ (apenas na intranet)

Depois de cadastrado ou caso já tenham cadastro, podem prosseguir diretamente para esse link do sistema de submissão: https://sistemas.quixada.ufc.br/contest/

ALOCAÇÃO E HORÁRIO DAS APRESENTAÇÕES

Alocação de trabalhos em sessões – Encontros Universitários 2017

Veja o mapa da alocação

 

Sessão 1A Sala Multiuso
Sessões 2A, 3A,4A,5A,6A Sala 1, Bloco 1
Sessões 1B,2B,3B,4B,5B,6BSala 2, Bloco 1
Sessões 1C,2C,3C,4C,5C,6CSala 3, Bloco 1
Sessões 1D,2D,3D,4D,5D,6DSala 1, Bloco 4
Sessões 1E,2E,3E,4E,5E,6ESala 2, Bloco 4
Sessões 1F,2F,3F,4F,5F,6F Sala 3, Bloco 4
Sessões 1G,2G,3G,4G,5G,6GSala 4, Bloco 4
Painel InforgirlSala 1, do Bloco 4

GANHE PRÊMIOS DURANTE OS ENCONTROS UNIVERSITÁRIOS

Joyn é um aplicativo e está disponível na Play Store através do link: https://goo.gl/UTmspj1.
Mais informações sobre como o utilizar aqui.

2016

Resumos Estendidos dos Encontros Universitários 2016

  Encontros Universitários 2016_Quixadá

Confira o edital:

Edital EU 2016

MODELOS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

1 – Modelo já configurado no ShareLaTex:
https://pt.sharelatex.com/templates/52fb87d233621a613683ec83

2 – Arquivo contendo o modelo em vários formatos (.odt, .doc e LaTex):

http://www.sbc.org.br/documentos-da-sbc/summary/169-templates-para-artigos-e-capitulos-de-livros/878-modelosparapublicaodeartigos

3 – Modelo LaTex:

Download do arquivo

4 – Modelo .doc:

Download do arquivo

5 – Modelo .odt:

Download do arquivo

SUBMISSÃO

Os alunos que forem participar do evento, devem antes se cadastrar no seguinte link: http://cadastroaluno.quixada.ufc.br/ (apenas na intranet)

Depois de cadastrado ou caso já tenham cadastro, podem prosseguir diretamente para esse link do sistema de submissão: https://sistemas.quixada.ufc.br/contest/

ALOCAÇÃO E HORÁRIO DAS APRESENTAÇÕES

No seguinte link é possível consultar as salas e horários de apresentação dos trabalhos submetidos: Alocação Encontros Universitários 2016


Cartazes Programação Sessão - Encontros Universitários 2016-01COM LOCAISCartazes Programação Sessão - Encontros Universitários 2016-02

_CartazA4_EU2016

2015

Resumos Estendidos dos Encontros Universitários 2015

Encontros Universitários 2015

Período: meados de outubro

2014

Resumos Estendidos dos Encontros Universitários 2014

Encontros Universitários 2014

Período: 23 e 24 de outubro

Os Encontros foram realizados no Campus da UFC em Quixadá, e terá palestras, apresentações de trabalhos científicos e oficinas educativas sempre voltadas para a área do conhecimento dos nossos seis cursos de graduação: A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. Nossos cursos são: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, REDES DE COMPUTADORES, ENGENHARIA DE SOFTWARE, CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, DESING DIGITAL E ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO.

Programação_EU_2014

2013

2012

2011



©2018 - Universidade Federal do Ceará - Campus Quixadá. Todos os direitos reservados.
Endereço: Av. José de Freitas Queiroz, 5003 – Cedro – Quixadá – Ceará 63902-580
Telefones:
Secretaria da Direção: (88) 3412-0919
Secretaria Acadêmica: (88) 3412-1256
Biblioteca do Campus: (88) 3411-9412