InfoGirl

Muitas garotas quando perguntadas sobre quais profissões pretendem exercer sequer pensam na área de Computação ou em alguma outra área das Ciências Exatas. A falta de conhecimento sobre Computação contribui para que essas garotas não vejam a área como opção, podendo até deixar de lado uma carreira promissora. Avaliando essa situação, bolsistas do grupo PET (Programa de Educação Tutorial) – Tecnologia da Informação, do campus da Universidade Federal do Ceará (UFC) em Quixadá, idealizaram e realizaram o evento InfoGirl. Atualmente o evento é organizado em parceria com o Centro Acadêmico de Ciência da Computação (CACC).

De acordo com uma matéria da revista Fortune, publicada em 26 de Março de 2015, o número de mulheres na área da Computação vem diminuindo drasticamente nos Estados Unidos. Tal afirmação é baseada em um estudo feito pela Associação Americana das Mulheres Universitárias (AAUW – American Association of University Women), que mostra um declínio de 9% no número de mulheres em cursos de computação entre 1990 e 2013. O mesmo estudo cita como uma das possíveis causas o fato de que, mesmo antes de ingressarem na universidade, os homens têm mais contato com a Computação e áreas afins.

Esses resultados também refletem a realidade brasileira. O MEC aponta que a presença feminina em cursos como Engenharia e Ciências da Computação está em torno de 15%, e tende a diminuir nos próximos anos.

1. Atrair mais mulheres para a área da Computação;
  2. Prover um ambiente amigável para a interação de estudantes do Ensino Médio interessadas na área;
  3. Disseminar o que é a Computação;
  4. Oferecer oficinas com conceitos básicos de Computação.

Formato do Evento

O público alvo do InfoGirl são meninas do Ensino Médio que possuem pouca ou nenhuma experiência em computação. Por meio de palestras motivacionais, oficinas e dinâmicas, essas alunas da região do Sertão Central serão convidadas ao mundo da tecnologia.

Algumas alunas voluntárias da universidade exercem a função de “Madrinhas”. Elas incentivam as garotas, se mostram à disposição para tirarem dúvidas durante todo o evento, além de as conduzir pelo campus.

Programação de todos os eventos

2016

A edição de 2016 foi realizada pelo CACC e pelo PET – TI, com colaborações do PACCE (Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis). Além da parceria com o CASISB, o Centro Acadêmico de Sistemas de Informação da Unicatólica. O evento aconteceu no campus da Unicatólica no dia 19 de Novembro de 2016. As atividades desenvolvidas foram:

• Palestra  “O desafio de ser mulher na Computação”, com  a Profa. Ticiana Linhares.
  • Pequenos grupos de conversas informais chamados de “TI por Elas”, onde foram discutidos temas como mercado de TI, graduação e vida universitária.
  • Oficinas e curtas interativas que abordam temas introdutórios sobre Lógica da Computação, Algoritmos e tecnologias em geral.

Cronograma:

A edição de 2015 foi realizada pelo grupo PET – TI da UFC – Campus Quixadá, com apoio do Instituto Federal do Ceará (IFCE) – Campus Quixadá. O evento aconteceu no campus do IFCE no dia 18 de Novembro de 2015. As atividades desenvolvidas no dia foram:

• Apadrinhamento, onde alunas voluntárias da UFC reuniram pequenos grupos de garotas do Ensino Médio e se apresentaram como a “Madrinha” daquele grupo. As “Madrinhas” ficaram a disposição das garotas para tirar dúvidas durante todo o evento, incentivando-as a participar ativamente.
  • Palestra “Mulheres na Computação” feita pela Profa. Paulyne Matthews Jucá, visando motivar as participantes, mostrando-as a área da Computação.
  • Mesa Redonda composta por alunas e professoras da UFC – Campus Quixadá, onde foram respondidas perguntas sobre mercado de trabalho, Academia, e vida universitária.
  • Depoimentos de alunas representantes dos cursos do campus, onde relataram suas experiências, e depoimentos de alunas egressas sobre o mercado de trabalho e a vida acadêmica.
  • Apresentação do depoimento motivacional gravado pela Camila Achutti.

2014

A edição de 2014 foi organizada pelo grupo PET – TI juntamente com alunas voluntárias da UFC – Campus Quixadá. O evento aconteceu no próprio campus no dia 28 de Novembro de 2014. As atividades desenvolvidas foram:

• Apadrinhamento, onde as alunas voluntárias reuniram pequenos grupos de garotas do Ensino Médio e se apresentaram como a “Madrinha” daquele grupo. As “Madrinhas” ficaram a disposição, tiraram dúvidas durante todo o evento, incentivando sempre para que as meninas participassem.
  • Palestra “Mulheres na Tecnologia”, dada pela Profa. Ingrid Monteiro.
  • Depoimentos de alunas representantes dos cursos do campus, onde relataram suas experiências, além de depoimentos de alunas que participaram do programa Ciências sem Fronteiras do Governo Federal.
  • Tour para apresentar o Campus de Tecnologia da UFC.
  • Oficinas curtas interativas que abordam temas introdutórios sobre Introdução à Programação, empreendedorismo na TI e a Hora do Código.
  • Dinâmica para explorar os conteúdos apresentados no evento.

Cronograma:

©2018 - Universidade Federal do Ceará - Campus Quixadá. Todos os direitos reservados.
Secretaria da Direção: (88) 3412-0919