De acordo com uma matéria da revista Fortune, publicada em 26 de Março de 2015, o número de mulheres na área da Computação vem diminuindo drasticamente nos Estados Unidos. Tal afirmação é baseada em um estudo feito pela Associação Americana das Mulheres Universitárias (AAUW – American Association of University Women), que mostra um declínio de 9% no número de mulheres em cursos de computação entre 1990 e 2013. O mesmo estudo cita como uma das possíveis causas o fato de que, mesmo antes de ingressarem na universidade, os homens têm mais contato com a Computação e áreas afins.
Esses resultados também refletem a realidade brasileira. O MEC aponta que a presença feminina em cursos como Engenharia e Ciências da Computação está em torno de 15%, e tende a diminuir nos próximos anos.
O público alvo do InfoGirl são meninas do Ensino Médio que possuem pouca ou nenhuma experiência em computação. Por meio de palestras motivacionais, oficinas e dinâmicas, essas alunas da região do Sertão Central serão convidadas ao mundo da tecnologia.
Algumas alunas voluntárias da universidade exercem a função de “Madrinhas”. Elas incentivam as garotas, se mostram à disposição para tirarem dúvidas durante todo o evento, além de as conduzir pelo campus.
6ª edição do InfoGirl
Data:24 , 25 e 26 de junho de 2020;
Local: primeira edição on-line, conforme orientações de organizações de saúde
Não é necessário realizar inscrições, o evento será transmitido pela página do Campus no Facebook: www.facebook.com/campusufcquixada.
Programação:
24 de Junho (quarta-feira)
14h às 14h30 – Abertura do evento
14h35 às 15h45 – TUDO QUE EU GOSTARIA DE SABER ANTES DE TER ENTRADO NA UNIVERSIDADE, com Ana Lúcia Lima.
Ana Lúcia é egressa do curso de Redes de Computadores do Campus da UFC em Quixadá e mestranda em Engenharia Informática na UBI, Portugal.
16h às 18h – TI POR ELAS OS PROCESSOS DE INGRESSO NA UNIVERSIDADE BOLSAS E AUXÍLIOS, com Kátia Borges, assistente social do Campus da UFC em Quixadá.
25 de Junho (quinta-feira)
14h às 15h30
PAPO COM ELAS – CONHECENDO OS CURSOS: Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Engenharia de Software.
O bate-papo acontecerá com as estudantes Joyce Araújo (Ciência da Computação), Nayara Mesquita (Sistemas de Informação) e Maryzângela Bessa (Engenharia de Computação).
15h45 às 17h15
PAPO COM ELAS – CONHECENDO OS CURSOS: Engenharia de Computação, Design Digital e Redes de Computadores
O bate-papo acontecerá com as estudantes Rafaella Fernandes (Engenharia de Computação), Maria Carolina (Design Digital) e Silmara Torres (Redes de Computadores)..
26 de Junho (sexta-feira)
15h às 16h30 – “SOFTWARES PODEM SER PRECONCEITUOSOS?” – com Paulyne Jucá
Paulyne Jucá é mestra e doutora em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2011). Atualmente é professora da Universidade Federal do Ceará, no Campus de Quixadá. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em TV Digital, atuando principalmente nos seguintes temas: televisão digital, aplicações, mhp, havi e metadados. Atualmente tem sua pesquisa voltada às áreas de Redes Sociais, Análise de Redes Sociais e Gestão do Conhecimento.
A edição de 2016 foi realizada pelo CACC e pelo PET – TI, com colaborações do PACCE (Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis). Além da parceria com o CASISB, o Centro Acadêmico de Sistemas de Informação da Unicatólica. O evento aconteceu no campus da Unicatólica no dia 19 de Novembro de 2016. As atividades desenvolvidas foram:
Cronograma:
A edição de 2015 foi realizada pelo grupo PET – TI da UFC – Campus Quixadá, com apoio do Instituto Federal do Ceará (IFCE) – Campus Quixadá. O evento aconteceu no campus do IFCE no dia 18 de Novembro de 2015. As atividades desenvolvidas no dia foram:
Cronograma:
A edição de 2014 foi organizada pelo grupo PET – TI juntamente com alunas voluntárias da UFC – Campus Quixadá. O evento aconteceu no próprio campus no dia 28 de Novembro de 2014. As atividades desenvolvidas foram: