InfoGirl

Quando perguntadas sobre quais profissões pretendem exercer, muitas garotas sequer pensam na área de Computação ou em alguma outra área das Ciências Exatas. A falta de conhecimento sobre Computação contribui para que essas garotas não vejam a área como opção, podendo até deixar de lado uma carreira promissora. Avaliando essa situação, bolsistas do grupo PET (Programa de Educação Tutorial) – Tecnologia da Informação, do Campus da Universidade Federal do Ceará (UFC) em Quixadá, idealizaram e realizaram o evento InfoGirl

Diante disso, bolsistas do grupo PET (Programa de Educação Tutorial) – Tecnologia da Informação, do Campus da Universidade Federal do Ceará (UFC) em Quixadá, idealizaram e realizaram o evento InfoGirl, que teve a sua 1ª edição em 2014.

Tendo como público alvo meninas do Ensino Médio que possuem pouca ou nenhuma experiência em computação, essas alunas da região do Sertão Central serão convidadas ao mundo da tecnologia, por meio de palestras motivacionais, oficinas e dinâmicas.

Algumas alunas voluntárias da universidade exercem a função de “madrinhas”. Elas incentivam as garotas, se mostram à disposição para tirarem dúvidas durante todo o evento, além de as conduzir pelo Campus.

Objetivos

  1. Atrair mais mulheres para a área da Computação;
  2. Prover um ambiente amigável para a interação de estudantes do Ensino Médio interessadas na área;
  3. Disseminar o que é a Computação;
  4. Oferecer oficinas com conceitos básicos de Computação.

 

2022

 

8ª edição do InfoGirl – Girls run the code

Data: 26 e 27 de agosto de 2022
Local: Campus da UFC em Quixadá – presencial!

Inscrições: bit.ly/inscricoesinfogirl2022, até dia 25/08, quinta-feira, exclusivamente para alunas do Campus da UFC em Quixadá, para eventos de sexta-feira, 26.

Programação:

  • 26/08 – sexta-feira, de 9h às 17h30

O programa desse dia foi idealizado para as graduandas do Campus da UFC em Quixadá.
Apenas discentes do campus podem realizar inscrição, o evento não é aberto ao público. Inscrições disponíveis até dia 25/08 (quinta-feira): bit.ly/inscricoesinfogirl2022.

9h – Abertura com as professoras Andréia Libório e Carla Ilane, na sala multiuso

Andréia Libório é professora da Universidade Federal do Ceará, diretora do Campus de Quixadá. Doutora pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e mestre em Informatica Aplicada pela Universidade de Fortaleza (2005).

Cala Ilane é  professora adjunta da Universidade Federal do Ceará (UFC), no Campus de Quixadá. Possui doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará – UFC (2016) e mestrado em Informática Aplicada pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR (2009). É tutora do PET TI.

9h30 às 10h30 – Roda de conversa com professoras do Campus: mulheres na tecnologia, na sala multiuso

10h30 às 12h – Palestra: Instituto Atlântico e diversidade, com Liliane da Silva e Dalila Amâncio, na sala multiuso

Liliane da Silva é desenvolve sua experiência na área organizacional, expertise em seleção de diversos cargos e senioridades da área da Tecnologia da Informação. Possui conhecimento em outros subsistemas de Gestão de Pessoas. Amante da tecnologia, que busca se atualizar sobre as novidades que estão acontecendo no mundo da codificação.

Dalila Amâncio é acadêmica de psicologia, atua na área de gestão de pessoas, com recrutamento e seleção de profissionais da área de TI.

14h às 15h – Empreendedorismo, inovação e tecnologia, com Simone Nunes e Gervina Brady, na sala multiuso

Simone Nunes é mestre em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior pela Universidade Federal do Ceará – UFC, Especialista em Educação a Distância – Fundamentos e Ferramentas e Especialista em Gestão Pública, ambas pela Universidade Estadual do Ceará – UECE, Graduada em Administração Pública pela UNILAB e em Letras-Português pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Simone atua como coordenadora do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo (Inove) do Campus da UFC em Quixadá.

Gervina Brady é servidora técnico-administrativa da Universidade Federal do Ceará. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará (2009), mestrado em Curso no Programa de Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior na Universidade Federal do Ceará, atuando nas áreas de Simplificação Administrativa e Desburocratização do Serviço Público. Atualmente, tem-se dedicado à área da Administração Pública Federal, com foco nas áreas de Gestão de Pessoas, Educação Universitária, Orientação e Acompanhamento de Programas Acadêmicos e Empreendedorismo e Inovação no Serviço Público

15h – Apresentação do projeto Meninas Digitais do Vale, com Anna Beatriz Marques, na sala multiuso

Anna Beatriz Marques possui graduação em Ciência da Computação (2010), mestrado (2013) e doutorado (2017) em Informática pela Universidade Federal do Amazonas. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Ceará – Campus Russas, onde ministra disciplinas nos cursos de Engenharia de Software e Ciência da Computação. É coordenadora do projeto Meninas Digitais do Vale, que incentiva o ingresso e engajamento de mulheres na área de TI, com foco na região do Vale do Jaguaribe, e do projeto USINN, que investiga técnicas que promovam a UX e usabilidade de sistemas interativos. É implementadora do modelo MPS-SW 2021. É colaboradora dos grupos de pesquisa LINCE do campus de Russas, USES da UFAM e GREat da UFC, Campus do Pici

15h30às 17h  – Palestra: Metodologias ágeis, com Luci Fernandes (Dell Lead), na sala multiuso

A adoção de metodologias ágeis vem se mostrando cada vez mais produtiva e eficaz no fluxo de desenvolvimento, agregando valor ao processo produtivo e sendo aplicada em equipes e empresas de tecnologia. Vamos conversar sobre essa abordagem, que propõe artefatos como melhoria contínua dos projetos, alinhamento de time, ciclos curtos de desenvolvimento.

Luci Fernandes é formada em Engenharia de Computação pela UFC e pós-graduanda em Engenharia de Software na PUC Minas. Luci é analista de sistemas e projetos que atua na gestão da Fábrica de Software do LEAD (Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Dell). Segue na área de metodologias ágeis, gestão de desenvolvimento de software e gerenciamento de projetos.

17h às 17h30 – Encerramento com Carla Ilane, na sala multiuso

Encerramento com a profa Carla Ilane e sorteio de brindes.

 

 

  • 27/08 – sábado, de 9h às 17h30

Programação voltada para as meninas do ensino médio. Na programação de sábado, estudantes poderão conhecer mais sobre a área da TI, sobre a UFC e os cursos ofertados aqui em Quixadá. As inscrições do 27/08 já foram realizadas com as alunas das quatro escolas que virão. Todas as vagas já estão preenchidas.

7h30 – Credenciamento na entrada do Campus

8h30 – Abertura com as professoras Andréia Libório e Carla Ilane, na sala multiuso (bloco 2, térreo)

Andréia Libório é professora da Universidade Federal do Ceará, diretora do Campus de Quixadá. Doutora pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e mestre em Informatica Aplicada pela Universidade de Fortaleza (2005). Cala Ilane é  professora adjunta da Universidade Federal do Ceará (UFC), no Campus de Quixadá. Possui doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará – UFC (2016) e mestrado em Informática Aplicada pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR (2009). É tutora do PET TI.

8h45 – Palestra: Trajetória natecnologia, com Ingrid Teixeira, na sala multiuso (bloco 2, térreo)

Ingrid Teixeira é professora adjunta da Universidade Federal do Ceará, campus de Quixadá. Possui doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2015) e mestrado em Informática pela mesma instituição (2011), ambos na área de Interação Humano-Computador. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Interação Humano-Computador e Engenharia Semiótica, atuando também nos seguintes temas: end-user development, informática na educação, acessibilidade, sistemas de informação, programação e testes.

9h30 às 10h30 – Papo com elas: conhecendo os cursos do Campus da UFC em Quixadá

Apresentação dos cursos do campus pelas alunas e tira-dúvidas sobre cada um, na sala multiuso, bloco 2, térreo. Participam:

  • Millena Maciel
    • Graduanda em Engenharia de Software. Começou a trabalhar no ano de 2021 como bolsista sendo Analista de Requisitos na Dell Lead e como pesquisadora em Acessibilidade WEB para pessoas com deficiência auditiva. Atualmente é bolsista em Acessibilidade WEB.
  • Beatriz Sgobi
    • Cursa Design Digital na Universidade Federal do Ceará, campus Quixadá. Já foi bolsista acadêmica, participou de centros e voluntariados relacionados a design. Profissional do mercado da TI, atuou como Designer UX no grupo Casa Magalhães e atualmente está como Product Designer no VTEX Lab.
  • Paula Luana Oliveira
    • Graduanda em Ciência da Computação, técnica em informática, estudante da área de Ciência de Dados e desenvolvimento web, atualmente atua como desenvolvedora no VtexLab.
  • Raquel Oliveira
    • Formada em Sistemas de Informação, apaixonada pelo mundo da qualidade de software e startups.
  • Larissa Matos
    • Estudante de Engenharia de Computação na Universidade Federal do Ceará – UFC, realizou curso técnico em Mecânica pelo Instituto Federal do Pará – IFPA, Campus Parauapebas. Atualmente é bolsista PIBITI (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação).
  • Amanda Peixoto
    • Graduanda em redes de computadores, diretora de eventos do C.A. de redes, atual gestora do PACCE.

10h30 às 11h – Palestra sobre Serviço Social no Campus de Quixadá, com Kátia Borges, na sala multiuso (bloco 2, térreo)

Kátia Borges é  Assistente Social formada pela UECE e servidora pública federal na UFC.

11h às 12h30 – Paralelamente, ocorrem:

  • 11h – Palestra: Mulheres e tecnologia, histórias, problemáticas e possibilidades de inovação, com Paula Soares , sala 1, bloco 1, térreo

A palestra/encontro tem como proposta observar a história e atuação de mulheres dentro do universo da tecnologia, destacando sua importância e o quanto são apagadas da história. Em um segundo momento iremos observar como é importante a inserção das mulheres dentro deste universo e possibilidades de inovação e inserção dentro do mercado de tecnologia.

Paula Soares é artista visual e estudante no Campus da UFC em Quixadá do curso de Design Digital. Seus trabalhos envolvem questões que relacionam tecnologia e reflexões sobre racismo, homofobia e transfobia no Brasil. Durante a pandemia desenvolveu ambiente imersivos virtuais propondo espaços de socialização e exibição de trabalhos artísticos. Atualmente é pesquisadora PIBIC onde observa a atuação dos museus do Ceará durante a pandemia de Covid-19.

  • 11h – Oficina: Figma na prática: primeiros passos, com Beatriz Sgobi, no laboratório de informática 2, bloco 1, piso superior

Figma é um software web-based que revolucionou o design por permitir alterações em tempo real e colaborações com outros profissionais de maneira criativa e inteligente. Nessa oficina vamos aprender os princípios básicos do Figma que serão aplicados em um rápido desafio: desenvolver uma solução prática para um problema cotidiano utilizando a ferramenta.

Beatriz Sgobi cursa Design Digital na Universidade Federal do Ceará, campus Quixadá. Já foi bolsista acadêmica, participou de centros e voluntariados relacionados a design. Profissional do mercado da TI, atuou como Designer UX no grupo Casa Magalhães e atualmente está como Product Designer no VTEX Lab.

  • 11h – Workshop de Crimpagem de cabo, com Amanda Peixoto, no laboratório de arquitetura, no bloco 4, piso superior

Venha aprender a montar um cabo de rede do tipo conexão direta (Straight-through), normalmente utilizado para ligar equipamentos, como por exemplo: PC, servidor, router a um switch, hub ou bridge.

Amanda Peixoto é graduanda em redes de computadores, diretora de eventos do C.A. de redes, atual gestora do PACCE.

  • 11h – Oficina de Introdução a Angular, com Lara Souza, no laboratório de informática 1, no bloco 1, piso superior

Na oficina serão abordados os seguintes tópicos:

    • O que é o Angular e sites que o utilizam;
    • Abordar conceitos presentes no framework;
    • Definição de estruturas importantes presentes para a criação da primeira aplicação;
    • Material de apoio: projetor.

Além disso, como primeiro projeto em Angular, criaremos do zero um To-Do list aplicando conceitos vistos na atividade 1, utilizando Bootstrap para estilizar.

Lara Souza é estudante de Engenharia de Software no Campus da UFC em Quixadá, bolsista desenvolvedora Front-end no Lead Dell, atuou na empresa ThoughtWorks como consultora desenvolvedora Júnior utilizando tecnologias front-end e back-end, além de possuir um canal no YouTube falando sobre tecnologia e rotina universitária.

  • 11h – Git e Github: introdução ao de versionamento de código, com Erika Souza, no laboratório de informática 3, no bloco 1, piso superior

Trabalhar com controle de versão é uma habilidade essencial para qualquer desenvolvedor(a) de software, gerenciar sua base de código, acompanhar as alterações e coordenar a colaboração entre uma equipe torna-se mais prático quando se possui conhecimento sobre as ferramentas utilizadas. Durante esse mini curso serão apresentados o Git e o GitHub, duas das ferramentas mais utilizadas no mercado de trabalho. Serão apresentados conceitos básicos e principais comandos para que possam iniciar sua trajetória em desenvolvimento de Software com segurança no uso de repositórios compartilhados.

Érica Sousa, é graduada em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá. Enquanto discente foi bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET-SI) e atualmente trabalha como como Analista de Testes na Fábrica de Testes do GREat, em projetos P&D&I. Com dois anos de experiência no mercado, atua na garantia de qualidade dos produtos desenvolvidos, bem como dos processos utilizados. Entusiasta da área de Qualidade de Software, tem como foco de estudos a Automação de Testes e Processos de Software.

12h30 às 13h30 – Almoço e jogos na área de convivência do Campus da UFC em Quixadá

13h30 às 15h30 – Paralelamente, ocorrem:

  • 13h30 – Minicurso de Introdução ao AppInventor, com Viviane Menezes, no laboratório de informática 1, no bloco 1, piso superior

Viviane Menezes possui doutorado em Ciência da Computação pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (2014) e graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Ceará (2008). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Ceará, no Campus de Quixadá. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento automatizado, lógica temporal, verificação de modelos e atualização de modelos.

  • 13h30 – Minicurso de Desenho de Observação, com Rochelle Silveira, no ateliê de desenho, no bloco 3, piso superior

Rochelle Silveira é arquiteta e urbanista, pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR (2011 – 2016) atuando na área de arquitetura, construção, reforma, urbanismo, mobilidade urbana, interiores e comunicação visual. Especialista em Arquitetura e Projeto Sustentável pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR (2016 – 2018). Mestre na Universidade Federal do Ceará – UFC (2019 – 2021) , no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Urbanismo + Design, com linha de pesquisa voltada a história, paisagismo e urbanismo. Rochelle é professora substituta no Campus da UFC em Quixadá.

  • 13h30 – Minicurso de Arduino, com Larissa Matos, Natália Guimarães e Maria Luiz, no laboratório de informática 2, no bloco 1, piso superior

Larissa Matos é estudante de Engenharia de Computação na Universidade Federal do Ceará – UFC, realizou curso técnico em Mecânica pelo Instituto Federal do Pará – IFPA campus Parauapebas. Tem 20 anos e atualmente é bolsista PIBITI (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação).
Natália Guimarães cursou o Técnico em Informática no IFRN – Campus Mossoró. Hoje cursa o 6° semestre de Engenharia de Computação na UFC – Campus Quixadá e é estagiária em infraestrutura na empresa V8 Consulting.
Maria Luiza é técnica em Informática pelo IFCE e graduanda em Engenharia de Computação.

  • 13h30 – Workshop: Inovação, tecnologia e inclusão, com Luci Fernandes, na sala 2, bloco 1, térreo

Inovações tecnológicas impulsionam a transformação de pessoas, mercado e sociedade. Luci Fernandes, analista de sistemas, falará um pouco sobre o assunto e como essas soluções, como as concebidas no Lead (Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Dell), transformam a vida de milhares de pessoas por meio de tecnologia, pesquisa e inovação

Luci Fernandes é formada em Engenharia de Computação pela UFC e pós-graduanda em Engenharia de Software na PUC Minas. Luci é Analista de Sistemas e projetos que atua na Gestão da Fábrica de Software do LEAD (Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Dell). Segue na área de metodologias ágeis, gestão de desenvolvimento de software e gerenciamento de projetos.

  • 13h30 – Minicurso de Criação de Personagens, com Maria Luísa Santos Pitombeira, , na sala 1, bloco 1, térreo

Oficina que busca abranger storytelling, character design e conhecimentos gerais sobre criação de personagens para jogos, histórias e qualquer área que envolva criação de universo.

Maria Luísa é estudante do curso Design Digital na UFC e trabalha como ilustradora e designer, além de atuar como autora de livros originais focados em narrativas LGBTQIAP+.

15h30 – Encerramento, na sala multiuso

 

 

  • Contato:
    • E-mail: pettiqx@ufc.br

 

2021

7ª edição do InfoGirl – We will do it!

Data: 23 e 24 de junho de 2021
Local: segunda edição on-line, conforme orientações de organizações de saúde

Inscrições: https://forms.gle/ye1FcsAUfMGTgyJB6, até dia 22/06, terça-feira. É necessário para as alunas do ensino médio que servirá para a criação de certificado de participação e aos demais para divulgação do link da transmissão ao vivo e cronograma por e-mail. Além disso, para os discentes do Campus terá formulários no dia para horas complementares.

O evento será transmitido pela página do Campus da UFC em Quixadá no Facebook: www.facebook.com/campusufcquixada e na Twitch do PET TI.

 

 

 

Programação:

  • 23 de junho (quarta-feira)

19h – Abertura do evento

19h15 – Minha história com a tecnologia, com Tayana Conte.

Professora Associada da Universidade Federal do Amazonas, com experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software e IHC, atuando principalmente nos temas Engenharia de Aplicações Web, Avaliação de Usabilidade, Engenharia de Software Experimental, Usabilidade de Aplicações Web e Qualidade de Software.

20h – PAPO COM ELAS – Navegando pelas curiosidades e principais informações dos cursos Campus Quixadá – Ciência da computação, Design Digital e Engenharia de Software

Com Kassiane Façanha aluna de Ciência da Computação, Yonara Damasceno discente de Design Digital e Mônica Yasmin estudante de Engenharia de Software.

  • 24 de junho (quinta-feira)

19h – Desprogramando o Preconceito, com Beatriz Brito e Priscila Rodrigues.

Beatriz Brito é engenheira de Software pela Universidade Federal do Ceará – Campus Quixadá. Atualmente é pesquisadora na Universidade Federal da Bahia, atuando principalmente em Interação Humano Computador, com ênfase em Design de Interação, Semiótica, Design Participativo, Computação & Educação.
Priscila Rodrigues é engenheira de Software pela Universidade Federal do Ceará – Campus Quixadá. Atualmente é pesquisadora na UFC, atuando principalmente na área de Banco de Dados, com ênfase em Aprendizagem Automática, Mineração de Dados, Mídias Sociais e Big Data.

20h – PAPO COM ELAS – Navegando pelas curiosidades e principais informações dos cursos Campus Quixadá – Redes de computadores, Engenharia de Computação e Sistemas de Informação

Com Laura Queiroz aluna de Redes de Computadores, Paula Feitosa do curso de Engenharia de Computação e Ana Kely aluna de Sistemas de Informação.

 

 

2020

6ª edição do InfoGirl

Data:24 , 25 e 26 de junho de 2020;
Local: primeira edição on-line, conforme orientações de organizações de saúde

Não é necessário realizar inscrições, o evento será transmitido pela página do Campus no Facebook: www.facebook.com/campusufcquixada.

 

Programação:

24 de Junho (quarta-feira)

14h às 14h30 – Abertura do evento

14h35 às 15h45 – TUDO QUE EU GOSTARIA DE SABER ANTES DE TER ENTRADO NA UNIVERSIDADE, com Ana Lúcia Lima.

Ana Lúcia é egressa do curso de Redes de Computadores do Campus da UFC em Quixadá e mestranda em Engenharia Informática na UBI, Portugal.

16h às 18h – TI POR ELAS OS PROCESSOS DE INGRESSO NA UNIVERSIDADE BOLSAS E AUXÍLIOS, com Kátia Borges, assistente social do Campus da UFC em Quixadá.

25 de Junho (quinta-feira)

14h às 15h30 PAPO COM ELAS – CONHECENDO OS CURSOS: Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Engenharia de Software.

O bate-papo acontecerá com as estudantes Joyce Araújo (Ciência da Computação), Nayara Mesquita (Sistemas de Informação) e Maryzângela Bessa (Engenharia de Computação).

15h45 às 17h15
PAPO COM ELAS – CONHECENDO OS CURSOS: Engenharia de Computação, Design Digital e Redes de Computadores

O bate-papo acontecerá com as estudantes Rafaella Fernandes (Engenharia de Computação), Maria Carolina (Design Digital) e Silmara Torres (Redes de Computadores).

26 de Junho (sexta-feira)

15h às 16h30 – “SOFTWARES PODEM SER PRECONCEITUOSOS?” – com Paulyne Jucá

Paulyne Jucá é mestra e doutora em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2011). Atualmente é professora da Universidade Federal do Ceará, no Campus de Quixadá. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em TV Digital, atuando principalmente nos seguintes temas: televisão digital, aplicações, mhp, havi e metadados. Atualmente tem sua pesquisa voltada às áreas de Redes Sociais, Análise de Redes Sociais e Gestão do Conhecimento.

2016

A edição de 2016 foi realizada pelo CACC e pelo PET – TI, com colaborações do PACCE (Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis). Além da parceria com o CASISB, o Centro Acadêmico de Sistemas de Informação da Unicatólica. O evento aconteceu no campus da Unicatólica no dia 19 de Novembro de 2016. As atividades desenvolvidas foram:

  • Palestra  “O desafio de ser mulher na Computação”, com  a Profa. Ticiana Linhares.
  • Pequenos grupos de conversas informais chamados de “TI por Elas”, onde foram discutidos temas como mercado de TI, graduação e vida universitária.
  • Oficinas e curtas interativas que abordam temas introdutórios sobre Lógica da Computação, Algoritmos e tecnologias em geral.

Cronograma:

2015

A edição de 2015 foi realizada pelo grupo PET – TI da UFC – Campus Quixadá, com apoio do Instituto Federal do Ceará (IFCE) – Campus Quixadá. O evento aconteceu no campus do IFCE no dia 18 de Novembro de 2015. As atividades desenvolvidas no dia foram:

  • Apadrinhamento, onde alunas voluntárias da UFC reuniram pequenos grupos de garotas do Ensino Médio e se apresentaram como a “Madrinha” daquele grupo. As “Madrinhas” ficaram a disposição das garotas para tirar dúvidas durante todo o evento, incentivando-as a participar ativamente.
  • Palestra “Mulheres na Computação” feita pela Profa. Paulyne Matthews Jucá, visando motivar as participantes, mostrando-as a área da Computação.
  • Mesa Redonda composta por alunas e professoras da UFC – Campus Quixadá, onde foram respondidas perguntas sobre mercado de trabalho, Academia, e vida universitária.
  • Depoimentos de alunas representantes dos cursos do campus, onde relataram suas experiências, e depoimentos de alunas egressas sobre o mercado de trabalho e a vida acadêmica.
  • Apresentação do depoimento motivacional gravado pela Camila Achutti.

Cronograma:

2014

A edição de 2014 foi organizada pelo grupo PET – TI juntamente com alunas voluntárias da UFC – Campus Quixadá. O evento aconteceu no próprio campus no dia 28 de Novembro de 2014. As atividades desenvolvidas foram:

  • Apadrinhamento, onde as alunas voluntárias reuniram pequenos grupos de garotas do Ensino Médio e se apresentaram como a “Madrinha” daquele grupo. As “Madrinhas” ficaram a disposição, tiraram dúvidas durante todo o evento, incentivando sempre para que as meninas participassem.
  • Palestra “Mulheres na Tecnologia”, dada pela Profa. Ingrid Monteiro.
  • Depoimentos de alunas representantes dos cursos do campus, onde relataram suas experiências, além de depoimentos de alunas que participaram do programa Ciências sem Fronteiras do Governo Federal.
  • Tour para apresentar o Campus de Tecnologia da UFC.
  • Oficinas curtas interativas que abordam temas introdutórios sobre Introdução à Programação, empreendedorismo na TI e a Hora do Código.
  • Dinâmica para explorar os conteúdos apresentados no evento.

Cronograma:

print



©2022 - Universidade Federal do Ceará - Campus Quixadá. Todos os direitos reservados.
Endereço: Av. José de Freitas Queiroz, 5003 – Cedro – Quixadá – Ceará 63902-580
Telefones:
Secretaria do Campus: (88) 3411-9422
Secretaria Acadêmica: (88) 3411-9410