InfoGirl

Imprimir
Muitas garotas quando perguntadas sobre quais profissões pretendem exercer sequer pensam na área de Computação ou em alguma outra área das Ciências Exatas. A falta de conhecimento sobre Computação contribui para que essas garotas não vejam a área como opção, podendo até deixar de lado uma carreira promissora. Avaliando essa situação, bolsistas do grupo PET (Programa de Educação Tutorial) – Tecnologia da Informação, do Campus da Universidade Federal do Ceará (UFC) em Quixadá, idealizaram e realizaram o evento InfoGirl

De acordo com uma matéria da revista Fortune, publicada em 26 de Março de 2015, o número de mulheres na área da Computação vem diminuindo drasticamente nos Estados Unidos. Tal afirmação é baseada em um estudo feito pela Associação Americana das Mulheres Universitárias (AAUW – American Association of University Women), que mostra um declínio de 9% no número de mulheres em cursos de computação entre 1990 e 2013. O mesmo estudo cita como uma das possíveis causas o fato de que, mesmo antes de ingressarem na universidade, os homens têm mais contato com a Computação e áreas afins.

Esses resultados também refletem a realidade brasileira. O MEC aponta que a presença feminina em cursos como Engenharia e Ciências da Computação está em torno de 15%, e tende a diminuir nos próximos anos.

Objetivos

  1. Atrair mais mulheres para a área da Computação;
  2. Prover um ambiente amigável para a interação de estudantes do Ensino Médio interessadas na área;
  3. Disseminar o que é a Computação;
  4. Oferecer oficinas com conceitos básicos de Computação.

Formato do Evento

O público alvo do InfoGirl são meninas do Ensino Médio que possuem pouca ou nenhuma experiência em computação. Por meio de palestras motivacionais, oficinas e dinâmicas, essas alunas da região do Sertão Central serão convidadas ao mundo da tecnologia.

Algumas alunas voluntárias da universidade exercem a função de “Madrinhas”. Elas incentivam as garotas, se mostram à disposição para tirarem dúvidas durante todo o evento, além de as conduzir pelo campus.

2020

6ª edição do InfoGirl

Data:24 , 25 e 26 de junho de 2020;
Local: primeira edição on-line, conforme orientações de organizações de saúde

Não é necessário realizar inscrições, o evento será transmitido pela página do Campus no Facebook: www.facebook.com/campusufcquixada.

 

Programação:

24 de Junho (quarta-feira)

14h às 14h30 – Abertura do evento

14h35 às 15h45 – TUDO QUE EU GOSTARIA DE SABER ANTES DE TER ENTRADO NA UNIVERSIDADE, com Ana Lúcia Lima.

Ana Lúcia é egressa do curso de Redes de Computadores do Campus da UFC em Quixadá e mestranda em Engenharia Informática na UBI, Portugal.

16h às 18h – TI POR ELAS OS PROCESSOS DE INGRESSO NA UNIVERSIDADE BOLSAS E AUXÍLIOS, com Kátia Borges, assistente social do Campus da UFC em Quixadá.

25 de Junho (quinta-feira)

14h às 15h30
PAPO COM ELAS – CONHECENDO OS CURSOS: Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Engenharia de Software.

O bate-papo acontecerá com as estudantes Joyce Araújo (Ciência da Computação), Nayara Mesquita (Sistemas de Informação) e Maryzângela Bessa (Engenharia de Computação).

15h45 às 17h15
PAPO COM ELAS – CONHECENDO OS CURSOS: Engenharia de Computação, Design Digital e Redes de Computadores

O bate-papo acontecerá com as estudantes Rafaella Fernandes (Engenharia de Computação), Maria Carolina (Design Digital) e Silmara Torres (Redes de Computadores)..

26 de Junho (sexta-feira)

15h às 16h30 – “SOFTWARES PODEM SER PRECONCEITUOSOS?” – com Paulyne Jucá

Paulyne Jucá é mestra e doutora em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2011). Atualmente é professora da Universidade Federal do Ceará, no Campus de Quixadá. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em TV Digital, atuando principalmente nos seguintes temas: televisão digital, aplicações, mhp, havi e metadados. Atualmente tem sua pesquisa voltada às áreas de Redes Sociais, Análise de Redes Sociais e Gestão do Conhecimento.

2016

A edição de 2016 foi realizada pelo CACC e pelo PET – TI, com colaborações do PACCE (Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis). Além da parceria com o CASISB, o Centro Acadêmico de Sistemas de Informação da Unicatólica. O evento aconteceu no campus da Unicatólica no dia 19 de Novembro de 2016. As atividades desenvolvidas foram:

  • Palestra  “O desafio de ser mulher na Computação”, com  a Profa. Ticiana Linhares.
  • Pequenos grupos de conversas informais chamados de “TI por Elas”, onde foram discutidos temas como mercado de TI, graduação e vida universitária.
  • Oficinas e curtas interativas que abordam temas introdutórios sobre Lógica da Computação, Algoritmos e tecnologias em geral.

Cronograma:

2015

A edição de 2015 foi realizada pelo grupo PET – TI da UFC – Campus Quixadá, com apoio do Instituto Federal do Ceará (IFCE) – Campus Quixadá. O evento aconteceu no campus do IFCE no dia 18 de Novembro de 2015. As atividades desenvolvidas no dia foram:

  • Apadrinhamento, onde alunas voluntárias da UFC reuniram pequenos grupos de garotas do Ensino Médio e se apresentaram como a “Madrinha” daquele grupo. As “Madrinhas” ficaram a disposição das garotas para tirar dúvidas durante todo o evento, incentivando-as a participar ativamente.
  • Palestra “Mulheres na Computação” feita pela Profa. Paulyne Matthews Jucá, visando motivar as participantes, mostrando-as a área da Computação.
  • Mesa Redonda composta por alunas e professoras da UFC – Campus Quixadá, onde foram respondidas perguntas sobre mercado de trabalho, Academia, e vida universitária.
  • Depoimentos de alunas representantes dos cursos do campus, onde relataram suas experiências, e depoimentos de alunas egressas sobre o mercado de trabalho e a vida acadêmica.
  • Apresentação do depoimento motivacional gravado pela Camila Achutti.

Cronograma:

2014

A edição de 2014 foi organizada pelo grupo PET – TI juntamente com alunas voluntárias da UFC – Campus Quixadá. O evento aconteceu no próprio campus no dia 28 de Novembro de 2014. As atividades desenvolvidas foram:

  • Apadrinhamento, onde as alunas voluntárias reuniram pequenos grupos de garotas do Ensino Médio e se apresentaram como a “Madrinha” daquele grupo. As “Madrinhas” ficaram a disposição, tiraram dúvidas durante todo o evento, incentivando sempre para que as meninas participassem.
  • Palestra “Mulheres na Tecnologia”, dada pela Profa. Ingrid Monteiro.
  • Depoimentos de alunas representantes dos cursos do campus, onde relataram suas experiências, além de depoimentos de alunas que participaram do programa Ciências sem Fronteiras do Governo Federal.
  • Tour para apresentar o Campus de Tecnologia da UFC.
  • Oficinas curtas interativas que abordam temas introdutórios sobre Introdução à Programação, empreendedorismo na TI e a Hora do Código.
  • Dinâmica para explorar os conteúdos apresentados no evento.

Cronograma:



©2020 - Universidade Federal do Ceará - Campus Quixadá. Todos os direitos reservados.
Endereço: Av. José de Freitas Queiroz, 5003 – Cedro – Quixadá – Ceará 63902-580
Telefones:
Secretaria do Campus: (88) 3411-9422
Secretaria Acadêmica: (88) 3411-9410