Encontros Universitários 2020 da UFC no Campus de Quixadá encerra com divulgação de best papers

Publicada em: 12 de março de 2021 | Atualizada em: 31 de outubro de 2022

As atividades dos Encontros Universitários 2020 da UFC no Campus de Quixadá foram encerradas com a divulgação de best papers (melhores trabalhos), selecionados por comissão criada especificamente para esse fim, na tarde desta sexta-feira, 12, em sala do Google Meet.

Os catorze trabalhos selecionados previamente pelos revisores foram alocados em três categorias: científico, tecnológico e relato de experiência. Os dois primeiros lugares de cada categoria foram contemplados com uma pequena lembrança além dos certificados.

O selecionado na categoria científica em primeiro lugar foi o trabalho “Limites superiores para a L(2,1)-rotulação de grafos subcúbicos”, do discente José Robertty orientado por Atílio Gomes. É a terceira vez consecutiva que Robertty ganha o destaque de best paper nos Encontros Universitários. Atílio parabeniza o discente e diz que o trabalho é derivado de um outro já publicado na SBPO – Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional 2020.

O segundo colocado na categoria científica foi o trabalho “Limites superiores para  rotulação L(3,2,1) de famílias de grafos subcúbicos”, do discente Davi Gomes, também orientado por Atílio Gomes.O professor destacou o trabalho dos alunos e os parabenizou, “o mérito é do Robertty e do Davi”. Os discentes agradeceram ao orientador e à comissão organizadora.

Na categoria tecnológico, o primeiro colocado foi o trabalho “Aplicações blockchain com DLT permissionada”, dos autores Alan Nascimento e Emanuel Coutinho. O docente Emanuel parabenizou o Alan pelo trabalho, afirmando que cumpriu o papel como orientador e que “o Alan se garante”.

O segundo colocado na categoria foi o trabalho “DyMMer-web: uma ferramenta web para modelar e avaliar modelos de features” de Rafael Lima, orientado pela docente Carla Ilane. Rafael agradeceu a todos e ressaltou que está no último semestre da faculdade, sendo “coroado no final”. Carla parabenizou o orientando, relatou que o trabalho é uma extensão do seu doutorado e disse estar lisonjeada.

Por fim, na categoria relato de experiência, o trabalho que ficou em primeiro lugar foi o trabalho “Pandemia do COVID-19 e o ensino remoto emergencial: desafios e impactos no curso de Engenharia de Computação”, de Camila Diógenes, orientado por Wagner Guimarães. Camila agradeceu a paciência do orientador e todos os presentes por estarem juntos naquele momento, mesmo que de forma remota.

No segundo lugar da categoria ficou o trabalho “Conceito de sociedade, cultura e tecnologia diante do ‘novo normal’: perspectivas da cibercultura”, de Beatriz Sgobi e Paulo Victor Sousa. Beatriz agradece ao orientador, lembra que 2020 não foi um ano fácil e conta que escreveu o trabalho na prorrogação das inscrições.

O professor Wagner parabeniza as duas premiadas e ressalta a importância dos trabalhos com o tema, que trate sobre a COVID e relacionados, para o atual momento. Destaca ainda que o trabalho desenvolvido pela Camila nos semestres de pandemia auxiliou muito os alunos do curso.

No fim, a diretora do Campus, professora Andréia Sampaio, disse que nos Encontros é possível ver a diversidade a qualidade dos trabalhos dos alunos do Campus. É possível ver “o resultado do trabalho que fazemos e conhecer o que os colegas fazem”.  A professora agradeceu a todos, especialmente a comissão por organizar o evento em um momento tão delicado.

O professor Régis, que foi chefe de sessão e autor de trabalhos, pediu a palavra para parabenizar a organização do evento neste ano atípico. Os Encontros tiveram bons resultados, ótimos trabalhos apresentados e ele sentiu “satisfação grande em colaborar”.

Durante os três dias de evento, que ocorreu pela primeira vez on-line, os discentes apresentaram seus trabalhos em salas do Google Meet, participaram de minicursos e outras atividades de forma remota, que ocorreram nos mesmos dias devido a unificação dos Encontros Universitários em toda a Universidade.

Dentre as atividades ofertadas por Quixadá estava a Minimaratona de Programação, que teve como medalhistas:

Outra atividade ofertada por Quixadá foi o minicurso sobre IoT, em parceria com a empresa Radix Engenharia. O minicurso durou dois dias, com parte prática e teórica.

A bibliotecária do Campus, Kauane Costa ministrou dois minicursos. “A arte de falar em público” aconteceu na quarta-feira, 10, e recebeu elogios dos participantes.

O outro minicurso sobre plágio acadêmico foi a última atividade, que aconteceu no dia da bibliotecária. Contou com a participação de quase trinta pessoas.

Com as palavras do professor Paulo de Tarso, que agradeceu aos presentes e à comissão, o desejo final é que a próxima edição possa terminar com um abraço.

Fonte: Núcleo de Comunicação do Campus da UFC em Quixadá | E-mail: comunicacao@quixada.ufc.br