Psicologia


Psicologia

O setor de Psicologia escolar e educacional do Campus da UFC Quixadá faz parte do Núcleo de Atendimento Social ao Estudante (NAS). Para atender bem ao estudante, o NAS desenvolve ações que vão além do acompanhamento psicossocial e da organização de seleção de auxílios e bolsas, estimulando ações que contribuem para construção de vínculos e que qualificam a integração do estudante ao ambiente universitário.

A Psicologia escolar e educacional do Campus da UFC Quixadá contribui com a construção de um ambiente educativo promotor de saúde, estimulando o desenvolvimento pessoal e social dos sujeitos que fazem parte da universidade, qualificando as relações intersubjetivas que acontecem no campus e favorecendo o sucesso acadêmico dos estudantes.

Nesta perspectiva, o profissional de psicologia realiza diversas ações, que vão desde a orientação e o atendimento individual e grupal de estudantes até a realização de atividades que visam compreender e construir estratégias coletivas de superação para desafios cotidianos da UFC em Quixadá.

 

Principais atividades que serão desenvolvidas pelo setor de psicologia no semestre 2020. 1:

 

ACOLHIMENTO PSICOLÓGICO:

O Acolhimento psicológico possibilita um espaço de escuta e acolhimento para os estudantes da UFC, em Quixadá, que vivenciam situações de sofrimento psíquico que prejudicam o seu sucesso acadêmico. Esse atendimento psicológico contribui para a ampliar a compreensão do estudante sobre as possibilidades e os limites que possui atualmente diante das situações vivenciadas, ajudando-o na construção de sentidos para lidar com estas.

O acolhimento psicológico será realizado pela psicóloga e por dois estagiários de psicologia. Os atendimentos serão realizados por ordem de chegada, sem o agendamento prévio por e-mail. A necessidade de mais atendimentos ou de encaminhamentos serão analisadas a partir desse atendimento inicial.

ATENÇÃO – Durante o isolamento social, o contato com a psicóloga deverá ser realizado através do e-mail psicologia@quixada.ufc.br.

OFICINAS SOBRE ORGANIZAÇÃO DO TEMPO E ESTRATÉGIAS DE ESTUDOS

 

Objetivo das oficinas:

Objetivos específicos:

As oficinas acontecerão em quatro encontros, às quartas: 11 e 18 de março e 01 e 08 de abril, das 8h30 às 10h (turma manhã) e das 15h30 às 17h00 (turma tarde). Serão abertas inicialmente duas turmas, uma por período. Vale como hora complementar.

 

 

©2021 - Universidade Federal do Ceará - Campus Quixadá. Todos os direitos reservados.
Endereço: Av. José de Freitas Queiroz, 5003 – Cedro – Quixadá – Ceará 63902-580
Telefones:
Secretaria do Campus: (88) 3411-9422
Secretaria Acadêmica: (88) 3411-9410