Psicologia


Psicologia

O setor de Psicologia escolar e educacional do Campus da UFC Quixadá faz parte do Núcleo de Atendimento Social ao Estudante (NAS). Para atender bem ao estudante, o NAS desenvolve ações que vão além do acompanhamento psicossocial e da organização de seleção de auxílios e bolsas, estimulando ações que contribuem para construção de vínculos e que qualificam a integração do estudante ao ambiente universitário.

A Psicologia escolar e educacional do Campus da UFC Quixadá contribui com a construção de um ambiente educativo promotor de saúde, estimulando o desenvolvimento pessoal e social dos sujeitos que fazem parte da universidade, qualificando as relações intersubjetivas que acontecem no campus e favorecendo o sucesso acadêmico dos estudantes.

Nesta perspectiva, o profissional de psicologia realiza diversas ações, que vão desde a orientação e o atendimento individual e grupal de estudantes até a realização de atividades que visam compreender e construir estratégias coletivas de superação para desafios cotidianos da UFC em Quixadá.

 

Apoio Psicológico

Este atendimento possibilita um espaço de escuta e acolhimento para os estudantes da UFC, Quixadá, com o objetivo de qualificar o seu processo de aprendizagem, ampliando a consciência de si, da organização do tempo e das possibilidades de estratégias de estudo. Além disso, o apoio psicológico também é voltado para estudantes que vivenciam situações de sofrimento psíquico e é realizado por demanda espontânea do estudante. Esse atendimento contribui para apoiar o aluno, auxiliando a ampliar a compreensão do estudante sobre as possibilidades e os limites que possui atualmente diante das situações vivenciadas, ajudando-o na construção de sentidos para lidar com estas. Este é um atendimento breve, adaptado para o contexto educativo da UFC em Quixadá.

Para solicitar o apoio psicológico a estudante deverá enviar e-mail para psicologiaquixada@ufc.br

Posteriormente, o estudante receberá um link para preencher o formulário e outro para marcar o seu atendimento na agenda da psicologia, no dia e horário mais adequado para ele.

Programa de Orientação Acadêmica

O Programa de Orientação Acadêmica desenvolve atividades educativas que estimulam o aluno ingressante a ampliar sua visão sobre o ambiente universitário, sobre a vida acadêmica e sobre ele mesmo, qualificando o seu percurso como estudante e contribuindo para a sua integração à universidade. Para tanto, o POA articula diversos servidores do campus da UFC Quixadá para a construção de atividades que estimulem o diálogo entre o percurso pessoal do estudante, o contexto histórico e cultural no qual ele está inserido e a compreensão das normas e da cultura na universidade.

Neste ano de 2022, o POA está direcionado para os estudantes beneficiários da assistência estudantil que estão no primeiro ano da graduação e recebem a Bolsa de Iniciação Acadêmica (BIA), contemplando em média 40 alunos.

Atividades psicoeducativas em grupo

Ao longo do ano são desenvolvidas diversas rodas de conversas com temáticas construídas a partir da escuta ativa dos desafios cotidianos dos universitários da UFC Quixadá.

Agente de acessibilidade

O Agente de acessibilidade é um servidor da UFC que contribui para a implantação e expansão da política de acessibilidade nas unidades acadêmicas (Portaria n. 216/2021/REITORIA), estando entre as suas atribuições auxiliar na identificação de estudantes com deficiência e/ou com altas habilidades e suas necessidades pedagógicas e favorecer a comunicação entre o estudante com deficiência e a coordenação do curso.

©2022 - Universidade Federal do Ceará - Campus Quixadá. Todos os direitos reservados.
Endereço: Av. José de Freitas Queiroz, 5003 – Cedro – Quixadá – Ceará 63902-580
Telefones:
Secretaria do Campus: (88) 3411-9422
Secretaria Acadêmica: (88) 3411-9410