NAS – Núcleo de Atendimento Social

O Núcleo de Atendimento Social foi previsto no Planejamento Estratégico realizado no Campus de Quixadá em 2013. Dentre o rol de atividades e ações de assistência estudantil foi conjecturada a criação de um setor de apoio à saúde dos discentes deste campus para prover serviços de apoio psicopedagógico e medico-odontológico dentro do campus de Quixadá.

No ano de 2014 foram contratadas uma psicóloga e uma nutricionista. Em 2021, o núcleo conta ainda com uma assistente social e uma assistente em administração.

1. Serviço de Psicologia:

O setor de Psicologia escolar e educacional do Campus da UFC Quixadá faz parte do Núcleo de Atendimento Social ao Estudante (NAS). Para atender bem ao estudante, o NAS desenvolve ações que vão além do acompanhamento psicossocial e da organização de seleção de auxílios e bolsas, estimulando ações que contribuem para construção de vínculos e que qualificam a integração do estudante ao ambiente universitário.

A Psicologia escolar e educacional do Campus da UFC Quixadá contribui com a construção de um ambiente educativo promotor de saúde, estimulando o desenvolvimento pessoal e social dos sujeitos que fazem parte da universidade, qualificando as relações intersubjetivas que acontecem no campus e favorecendo o sucesso acadêmico dos estudantes.

[Acesse a página do serviço de Psicologia]

2. Serviço de Nutrição:

Considerando que uma alimentação saudável deve estar baseada em práticas alimentares que tenham significado social e cultural e ser acessível do ponto de vista físico e financeiro, o Campus da UFC em Quixadá oferece periodicamente ações individuais ou coletivas, com o objetivo de orientar a comunidade para estimular hábitos alimentares saudáveis.

O Refeitório Universitário – UFC Campus Quixadá tem como objetivo oferecer refeições balanceadas e de qualidade com valor simbólico subsidiado pela universidade, além de constituir um espaço de convivência e integração da comunidade universitária.

[Acesse a página do serviço de Nutrição]

3. Serviço Social:

O Serviço Social é uma profissão de nível superior regulamentada pela Lei 8.662/1993. O assistente social realiza suas intervenções no atendimento à população e/ou na formulação e execução de políticas públicas que possibilitam o acesso aos direitos sociais, com base em uma formação crítica, que o capacita para realizar a análise da realidade e intervir nas várias questões apresentadas.

O Setor de Serviço Social do campus de Quixadá da Universidade Federal do Ceará (UFC) volta-se para o atendimento das demandas dos discentes, com base na Política Nacional de Assistência Estudantil (PNAES, Decreto nº 7.234/2010). Além do trabalho direto com os auxílios oferecidos pela PRAE, o Serviço Social realiza orientações aos alunos do campus e encaminhamentos para a rede socioassistencial do município de Quixadá e adjacências.

Realiza ainda pesquisas e ações educativas relativas às mais variadas expressões da questão social, tais como violência, vulnerabilidade socioeconômica, dentre outros. Os atendimentos para orientações são realizadas através do agendamento, a ser realizado na sala do Serviço Social ou pelo e-mail: servicosocial@quixada.ufc.br

Horário de funcionamento 2022.1:
Segunda a quarta-feira, das 11h às 19h30.
Quinta-feira e sexta-feira, de 8h as 17h.

[Acesse a página do Serviço Social]

Equipe do Núcleo de Atendimento Social – NAS