Pesquisa


A Coordenadoria de Pesquisa visa supervisionar, orientar, gerir e fomentar melhoria da qualidade de pesquisa e formular discussões acerca de novas produções e competências, bem como a possível divulgação e partilha desses avanços com empresas e comunidades científicas.

 

Projetos de pesquisa

Em andamento

Mineração e Análise de dados: Uma Visão Sistêmica

Este projeto tem por objetivo desenvolver métodos de análise e mineração de dados e ferramentas computacionais que, a partir de uma visão integrada dos dados estaduais, permitam compreender problemas críticos e impactantes ao desenvolvimento do Estado bem como permitem identificar oportunidades de promoção do bem-estar social. Espera-se gerar um ambiente capaz de apoiar a tomada de decisão a partir de dados que indiquem o estado do desenvolvimento econômico e social do Estado. A metodologia básica para que isso seja atingido consiste primeiramente na criação de um repositório integrado de dados e depois numa plataforma de software capaz de explorar os dados de forma transversal e multi-disciplinar.
Coordenador: Marcos Antônio de Oliveira

Instrumentação e Controle em Plataformas Embarcadas
A crescente evolução na capacidade dos sistemas computacionais embarcados possibilitou, de maneira destacada, um considerável avanço nas possibilidades de aplicação em cenários cada vez mais complexos. Para simplificar o entendimento do problema de maneira mais genérica possı́vel, podemos definir uma plataforma robótica como a junção de sensores e atuadores de modo que duas principais tarefas devem ser executadas de maneira harmônica: Percepção: quando o ambiente externo ou a própria condição da plataforma são observados através da coleta de medidas sensoriais de modo que, uma vez devidamente tratadas (ou processadas), alguma informação útil possa ser extraída. Atuação: baseado nessa percepção situacional, alguma ação pode ou deve ser tomada de maneira autônoma através dos sistemas de ação existentes.
Coordenador: André Ribeiro Braga

A Prática do Design Interdisciplinar no Ensino Superior
O projeto A Prática do Design Interdisciplinar no Ensino Superior, em andamento desde o início de 2017, tem o objetivo de sistematizar estratégias didáticas que possibilitem o desenvolvimento de projetos integrados interdisciplinares. […]. A metodologia de pesquisa segue princípios da pesquisa-ação, na qual o pesquisador conhece a realidade do ambiente e propõe soluções para resolver os problemas que emergem do campo. A experiência adquirida já começa a ser disseminada para outros cursos do Campus, na forma de modificações do projeto pedagógico ou na orientação a professores tentando, ainda sem sucesso satisfatório, realizar projetos interdisciplinares não curriculares com colegas que lecionam em suas mesmas turmas.
Coordenadora: Tânia Saraiva de Melo Pinheiro

Inteligência Científica e Tecnológica na Segurança Pública
De acordo com David H Bayley, a manutenção da ordem é a função essencial de um governo, não apenas a própria legitimidade do governo é em grande parte determinada por sua capacidade de manter a ordem, mas também a ordem funciona como critério para se determinar se existe de fato algum governo. Em consonância com essa visão, o Estado do Ceará tem investido intensamente em segurança pública, apesar dos crescentes índices de violência. Tendo em vista um melhor aproveitamento desses investimentos, este projeto tem o objetivo de desenvolver estudos científicos com intuito de aplicar soluções tecnológicas de identificação humana, identificação veicular, monitoramento de pessoas e veículos através dos órgãos de segurança pública (SSPDS-CE e PRF). As soluções desenvolvidas permitirão a otimização do patrulhamento ostensivo e comunitário, bem como o aperfeiçoamento dos sistemas de informação existentes nas pastas, através da aplicação de técnicas de ciência de dados e aprendizado de máquina para integrar as informações em um portal analítico, que auxiliará o gestor na tomada de decisões.
Coordenador: Paulo Antonio Leal Rego

Melhoria de Cobertura em Monitoramento Aéreo
O projeto anterior de Atualização da Monitoração Aeronáutica e Auto-Sustentabilidade, iniciado em 2011, pretende atualizar o parque tecnológico dos pequenos aeroportos no país e prover mais um nível de informação e segurança para os seus sistemas. Tal atualização se dará através da implantação do sistema ADS-B (Automatic Dependent Surveillance – Broadcast) em pequenos aeroportos e nos controles de aproximação. Este projeto buscou soluções inovadoras para baratear o custo do sistema total, através da definição de uma plataforma enxuta (sistema embarcado) e da implementação de software embarcado de código aberto nesse sistema para recepção, tratamento e atualização dos dados. Atualmente, o sistema de rastreamento aeronáutico ADS-B já iniciou o processo de adoção pelo Brasil. Entretanto, por questão de custo, limitações técnicas (aeronaves clandestinas e militares tipicamente não usam o ADS-B em sua totalidade) e pelo controle militar do sistema de vigilância aeronáutica, o ADS-B está sendo considerado somente como uma pequena extensão ao modelo de radares aeronáuticos atuais para aviação civil. Nos quatro primeiros anos deste projeto de pesquisa foram desenvolvidos: um protótipo para decodificação e tratamento de mensagens ADS-B (2012-2013), soluções para sua persistência e tratamento em BD (2013-2014), um protocolo para recepção dos dados de múltiplas antenas (2014-2015) e uma implementação do coletor para sistemas embarcados Android (2015-2016). Com este projeto de desenvolvimento tecnológico e inovação, os objetivos principais no período 2016-2017 são (a) a formação de recursos humanos capacitados a trabalhar em soluções de melhoria de cobertura de antena, (b) o provimento de uma solução de hardware voltada à melhoria de cobertura de antenas que requerem visada e (c) a submissão de uma patente com tais melhorias. Após a execução do projeto, será possível fazer a instalação de uma antena com melhoria de visada para aeronaves passantes em relação ao estado-da-arte atual.
Coordenador: Arthur de Castro Callado

Algoritmos de Previsão de Acidentes Aéreos
O projeto de Atualização da Monitoração Aeronáutica e Auto-Sustentabilidade, iniciado em 2011, pretende atualizar o parque tecnológico dos pequenos aeroportos no país e assim prover mais um nível de informação e segurança para os seus sistemas. Tal atualização se dará através da implantação do sistema ADS-B (Automatic Dependent Surveillance – Broadcast) em pequenos aeroportos e nos controles de aproximação. Este projeto buscou soluções inovadoras para baratear o custo do sistema total, através da definição de uma plataforma enxuta (sistema embarcado) e da implementação de software embarcado de código aberto nesse sistema para recepção, tratamento e atualização dos dados. Atualmente, o sistema de rastreamento aeronáutico ADS-B já iniciou o processo de adoção pelo Brasil. Entretanto, por questão de custo, limitações técnicas (aeronaves clandestinas e militares tipicamente não usam o ADS-B em sua totalidade) e pelo controle militar do sistema de vigilância aeronáutica, o ADS-B está sendo considerado somente como uma pequena extensão ao modelo de radares aeronáuticos atuais para aviação civil. Nos quatro primeiros anos deste projeto foram desenvolvidos: um protótipo para a realização da decodificação e tratamento das mensagens do sistema ADS-B (2012-2013), soluções para sua persistência e tratamento em bancos de dados (2013-2014), um protocolo para recepção dos dados de múltiplas antenas (2014-2015) e uma implementação do coletor para sistemas embarcados Android (2015-2016). Os objetivos principais a serem atingidos durante o quinto ano do projeto (2016-20176) são (a) a formação de recursos humanos capacitados a trabalhar algoritmos em sistemas de tempo-real, e (b) o provimento de uma solução de software voltada à detecção de colisões iminentes entre aeronaves. Após a execução do projeto, será possível utilizar o sistema Radar Livre para emitir alertas de colisão iminente entre aeronaves, automatizando parte do trabalho de um controlador de voo.
Coordenador: Arthur de Castro Callado

 

Finalizados

Projetos de Pesquisa concluídosAutor - Período
A classification model for handbags images via Deep Learning Críston Pereira de Souza
O Homem-Máquina na Cibercultura: uma Análise Teórico-Crítica dos Signos de EsportividadeValdemir Pereira de Queiroz Neto
Um resgate histórico-conceitual do espaçoPaulo Victor Barbosa de Sousa
Uma Avaliação da Importância da Governança em Universidades Públicas sob a Ótica das Recomendações das Boas Práticas - Estudo de Caso com Gestores da Universidade Federal do Ceará Antonio Jones Bezerra de Almeida
Nome: Tools & CAS: Desenvolvimento e evolução de Aplicativos Móveis e Sistemas WebMarcio Espíndola Freire Maia
A Inserção dos Egressos dos Cursos de Graduação na Área de Tecnologia da Informação dos Campi de Interior da UFC no Mercado RegionalMaria Simone Mendes Nunes
Inference and Identification for Jump Markov SystemsAndré Ribeiro Braga
Processo de Engenharia de Requisitos de Segurança para Sistemas Crı́ticosCamilo Camilo Almendra
Conhecer para permanecer: uma análise do perfil e das expectativas dos alunos ingressantes do campus da UFC em QuixadáLuiza Eridan Elmiro Martins de Sousa
Um Modelo Baseado em Dinâmica de Sistemas para Suporte ao Gerenciamento de Capacidade dos Serviços de Computação em NuvemAlberto Sampaio Lima
Melhoria de Cobertura em Monitoramento AéreoArthur de Castro Callado
Algoritmos de Previsão de Acidentes AéreosArthur de Castro Callado
Motivação e condicionantes para a gestão institucional em dois grupos distintos de servidores docentes e técnico-administrativos – Um estudo de caso no campus da UFC em QuixadáRoberta Dutra
Análise em Big data via Mineração de DadosTiciana Linhares
Perfil de um aluno balanceado na UFC - Quixadá por análise multiobjetivoCríston Pereira e outros
Controle Computacional para Otimização da irrigaçãoCarlos Diego
Aprendizagem baseada na resolução de problemas - um estudo em cursos de graduação nas áreas de educação e computaçãoAlberto Sampaio
SeDAn - Segurança em dispositivos Android - Relatório de vulnerabilidade e testes de segurança automáticosBruno Gois e Márcio Espíndola
Uma Infraestrutura para Descoberta de Perfis de Usuários de SmartPhones em Larga Escala (Big Data)Régis Pires
Uma extensão para a plataforma MCP (MCP-EXT)2014
Mobile & Tools – Desenvolvimento, verificação e validação de software para celulares e desenvolvimento de ferramentas para automação de testes2014
Sistemas de Comunicações móveis sem fio de quinta geração 5G2014
Discovering Frequent Mobility Patterns on Trajectory Data2014
Desenvolvimento de Conteúdo Didático Digital para Pessoas com Deficiência2014
Gerência de Recursos de rádio, sistemas mimo de larga escala e alinhamento de interferência para otimização de sistemas de comunicação sem fio2014
Auto-Avaliação continuada de cursos de graduação por meio da gestão do conhecimento2014
Nuvem Computacional Baseada em Componentes para Aplicações de Computação de Alto Desempenho2014
Axiomatização da Teoria Tonal2014
Deliberation Dialogues for Belief-Based Group Decisions2014
Exploring Equivalence between Logic Programming Semantics and Argumentation Semantics2014
UbiStructure – Uma infraestrutura de desenvolvimento e execução de aplicações ubíquas2014
MaxIMUm: Uma Abordagem baseada em Medições para Avaliação da Qualidade Interação Humano-Computador de Sistemas Ubíquos2014
Testes Sensíveis ao Contexto para Sistemas Ubíquos (Context-Awareness Testing for Ubiquitous Systems)2014
Uma abordagem de avaliação de qualidade baseada em medições para modelos de features de Linhas de Produtos de Software Dinâmicas2014
Automação da Dinâmica entre a TI e o Negócio nas atividades de oferta e suporte de serviços2014
FITS (Future Internet Testbed with Security) em parceria com o GTA/UFRJ2014

Últimas publicações

BENTO, LUCAS RAIMUNDO ; CASTRO, ANTÔNIO JOEL RAMIRO ; MOREIRA, ALTAIR BENEDITO ; FERREIRA, ODAIR PASTOR ; BISINOTI, MÁRCIA CRISTINA ; MELO, CAMILA ALMEIDA . Release of nutrients and organic carbon in different soil types from hydrochar obtained using sugarcane bagasse and vinasse. GEODERMA, v. 334, p. 24-32, 2019.

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