NPI – Núcleo de Práticas em Informática

O Núcleo de Práticas em Informática foi criado com o objetivo de atender a comunidade acadêmica e a sociedade do Sertão Central com soluções de TI.

As atividades do Núcleo iniciaram em 2009, então com o nome “Escritório de Projetos”, através de projetos executados por docentes e alunos do grupo PET-SI. Posteriormente com o estabelecimento do Núcleo, em 2011, foram iniciados projetos com alunos concludentes dos cursos de Sistemas de Informação. Em 2013, alunos concludentes do curso de Engenharia de Software também começaram a atuar nos projetos. Também em 2013 o núcleo passou a operar na sua infraestrutura própria, contando com três salas equipadas com estações de trabalho.

O Núcleo de Práticas posiciona-se como uma ação de extensão com múltiplas perspectivas, já que atende necessidades da comunidade (fornecimento de soluções de TI), dos alunos (provimento de estágio) e dos docentes, servindo a estes como espaço para reciclagem profissional.

Diante disso, o NPI tem como missão conceber e entregar soluções de tecnologia da informação e comunicação que contribuam para o desenvolvimento da comunidade acadêmica e seus parceiros na região do Sertão Central cearense, sendo modelo de referência na integração entre ensino e prática profissional na área de informática.

Equipe

Ruben Blenicio Tavares Silva – Analista de Tecnologia da Informação – Coordenador do Núcleo de Práticas em Informática – NPI

Alisson Barbosa de Souza – Professor supervisor de estágios

José Fernandes Almeida Junior – Analista de Tecnologia da Informação