WTISC

Workshop de Tecnologia da Informação do Sertão Central (WTISC) é um evento da Universidade Federal do Ceará Campus Quixadá, realizado anualmente no primeiro semestre do ano, pelo grupo PET – Sistemas de Informação.

O objetivo do evento é promover e difundir o conhecimento sobre as diversas áreas de Tecnologia da Informação, de forma a fortalecer e motivar a formação técnico-profissional, por meio da troca de experiências entre profissionais e acadêmicos.

O WTISC é evento público realizado desde 2008, e consiste na oferta de palestras e minicursos. Buscando apresentar aos alunos/participantes um pouco da realidade do mercado de trabalho.

Nas palestras, os profissionais contam sua experiência profissional e temas acadêmicos: área de atuação, dicas para se tornar um bom profissional, tecnologias utilizadas, além de diversos temas tecnológicos.

Nos minicursos, são apresentados aos alunos/participantes várias técnicas e ferramentas utilizadas em diversas áreas de atuação no mercado e na academia.

 

2022

O Programa de Educação Tutorial do curso de Sistemas de Informação (PET-SI) da Universidade Federal do Ceará – Campus de Quixadá promove entre os dias 24 a 27 de maio das 14h às 18h, o XV Workshop de Tecnologia da Informação do Sertão Central ( XV WTISC) com o tema “O que é inovação?”.

Nessa edição, presencial e aberta ao público, teremos palestras com representantes de empresas que atuam em diversas áreas da TI apresentando um conteúdo diverso sobre a atuação dos profissionais da área e tutoriais de ferramentas e tópicos que estão em alta atualmente. Uma parte dos palestrantes apresentará de maneira remota e a outra parte apresentará presencialmente; nos dois casos, os participantes do evento poderão acompanhar todo o evento na sala multiuso.

 

 

Programação

Terça-feira

14:00 Abertura

14:15 – 15:00 Palestra: Inteligência Artificial: Como transformar essa tecnologia em algo inovador?, com Fábio Feijó, da V360

15:00 – 16:30 Palestra: O imperativo da inovação, com Bruna Felix, coordenadora de Inovação do Instituto Atlântico

17:00 – 18:00 Palestra: Inovações no Front End, com Fagner Pinheiro, desenvolvedor Web Front-End Meu Tudo

—————-
Quarta – feira

14:00 – 15:00 Palestra: Inovar é fazer algo essencialmente novo ou fazer o que é preciso?, com Kedma Duarte, Gestora de TI na Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (SEDI) do Estado do Góias

15:00 – 16:30 Tutorial: GIT, Markdown, GitHub, com Isaac Cabral, Vanessa Oliveira e Bruno Sales, graduandos do curso de Sistemas de Informação do Campus da UFC em Quixadá

17:00 – 18:00 Palestra: Cluster de inovação, com Jeandro Mesquita, Enyo Gonçalves e Paulo Armando Aguilar

—————-
Quinta – feira

14:00 – 15:00 Palestra: Inovação, engajamento e acolhimento como ponto de partida na carreira Tech: a experiência da dev.academy na Casa Magalhães, com Giambatista, Gerente de Projeto de Inovação da Casa Magalhães

15:00 – 16:30 Tutorial: Construção de Portfólio –

17:00 – 18:00 Palestra: Guia de transição de carreira em dados: experiências e desafios, Letícia Pires, Cientista de dados da Sauter, Podcaster Coda AI, Embaixadora Alura Star

———————
Sexta – feira

14:00 – 15:00 Palestra: Inovar é fazer algo essencialmente novo ou o que é preciso?, com Leonel Júnior,  Chief Tecnology Officer (CTO) HeavyConnect

15:00 – 16:30 Flutter

17:00 – 18:00 Palestra: Privacidade para a internet das coisas: desafios e oportunidades, com Janael Pinheiro, pesquisador na área de Privacidade para Internet das Coisas e Aprendizagem de Máquina para Internet das Coisas

18:00 Encerramento
——————–

*Coffee Breaks aos intervalos.

Patrocinadores: @espetinhodogledson @heavyconnect

 

 

2021

Data: 26 a 30 de julho de 2021
LocalOn-line, via Google Meet

Inscrições: Via formulário eletrônico. Os links das salas do Google Meet serão enviados para os e-mails cadastrados no formulário de inscrição.

O evento é aberto ao público e gratuito.

 

Visite o site do evento!

 

 

Programação

 

  • Dia 26/07

 

18h – Abertura do WTISC, com Wladimir Tavares
Wladimir possui bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (2005), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Ceará (2008), doutorado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Ceará (2016) em co-tutela com a Université D’Avignon . É professor e pesquisador na Universidade Federal do Ceará no Campus de Quixadá. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Análise de Algoritmos, atuando principalmente nos seguintes temas: programação linear e inteira, algoritmos, otimização combinatória. Atualmente é tutor do Programa de Educação Tutorial (PET-UFC) do Curso de Sistemas de Informação.

 

18h15 – Diário de uma garota de TI, com Natália Lira – FortBrasil
Náthalia Lira possui mais de 10 anos de experiência profissional na área de TI. Já atuou em diversas áreas, tais como; Infraestrutura, Suporte e Governança de TI, nas funções de analista e gestora. Atualmente, ela é coordenadora de Operações e Governança de TI na FortBrasil. Nessa palestra, ela vai falar um pouco sobre os desafios que encontrou e o que fez para chegar onde está hoje.

 

  • Dia 27/07

 

18h – Quero seguir carreira tech, o que eu faço?, com Daniel Araujo e Marcelo Zanoto – FortBrasil

Marcelo Zanatto atua na área de tecnologia desde 1997. Passou pelas empresas Oracle, Casas Pernambucanas, Riachuelo, Renner e Bradesco Odontoprev. Com experiência em diversas áreas da TI, como infraestrutura, desenvolvimento, arquitetura, SI e governança, hoje tem o papel de CIO na Fortbrasil.

Daniel Araújo atua na área de gestão de recursos humanos desde 2008. Ele já desempenhou diversos cargos, entre eles: Coordenador de Gestão Estratégica, Gerente de Recursos Humanos e Gerente de Casting. Atualmente, ele é Head de Gente e Gestão da FortBrasil e consultor em Inovação e Agilidade na Performes Inovação.

 

  • Dia 28/07
14h – VTEX: unicórnio brasileira a conquistar o mundo, com Maíra Bello – VTEX e Enyo Gonçalves – UFC Quixadá
Maíra Bello apresentará a palestra VTEX: unicórnio brasileira a conquistar o mundo no WTISC 2021. Ela é bacharel em ciência da computação pela Universidadade Federal de Pernambuco concluído em 2010. Foi campeã latino-americana na ICPC em 2010. Trabalhou com web development em diversas empresas: Facebook, Cesar, Liferay, In Loco e agora está na VTEX.

 

Enyo é doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco, mestre em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Ceará e bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Atualmente é servidor público atuando como professor adjunto pela Universidade Federal do Ceará. Atuou profissionalmente como desenvolvedor de sistemas pelo Instituto Atlântico, como professor do curso de Ciências da Computação do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará e da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Tem experiência e interesse em pesquisa envolvendo os temas em Desenvolvimento Orientado por Modelos nos domínios de Engenharia de Requisitos e Sistemas Multi-agentes e Educação à Distância.

 

18h – Health Tech Intmed: Desafios e Oportunidades, com Flávio Souza – Intmed

Flávio Souza é bacharel em Ciências da Computação pela UFPI concluído em 2004. Possui mestrado e doutorado em Ciência da Computação pela UFC; é professor da UFC desde 2007. Fundou a Health Tec Intmed Software em 2017. A construção de um negócio de tecnologia na área da saúde envolve muitos desafios. Esta palestra tem como objetivo apresentar uma visão geral dos desafios de empreender na área da saúde e destacar a health tech Intmed, startup cearense que desenvolve soluções para ajudar a salvar vidas. Serão destacadas também oportunidades na Intmed e no ecossistema de saúde.

  • Dia 29/07
16h – Empreendedorismo e Inovação: um panorama sobre as oportunidades do mercado de blockchain e criptoativos, com Alan Kardec – BlockChain One

Alan Kardec trabalha como Chief Strategy Officer (CSO) da empresa BlockchainOne. Ele possui bacharelado em Administração Pública pela UFC, concluído em 2014, mestrado em Administração e Controladoria com foco de pesquisa na tecnologia blockchain pela UFC; concluído em 2019, MBA em governança de tecnologia da informação pela Estácio, concluído em 2016 e Certificado em Sustainable Development Goals pela Universidade de Copenhagen, concluído em 2020. Ele foi diretor da Internet Society Brasil e da fintech MoedaSeeds. É membro do grupo de pesquisa INOS (inovação e sustentabilidade) da Universidade Federal do Ceará e Member Board do projeto UniWeeks DeFi Protocol.

 

  • Dia 30/07

 

18h – De Quixadá para o mundo! E por que não? Cultivando uma beleza de futuro com o programa Dev.Academy, com Giambatista Brito, da Casa Magalhães 

Giambatista Brito é gerente de projetos da Casa Magalhães, empresa cearense de tecnologia com 55 anos de mercado e recém adquirida pelo Grupo Boticário, que está presente em mais de 15 países. Giambatista é responsável pela iniciativa Dev.Academy, programa de estágio com foco em capacitação para o mercado de trabalho de estudantes de cursos de tecnologia da informação. A Dev.Academy está em sua segunda edição e programa-se para iniciar uma nova turma em setembro de 2021.

19h – Encerramento

 

2020

PET-SI promove primeira edição remota do WTISC

Esse ano, devido à pandemia de COVID-19, a edição do WTISC será totalmente remota. Acontecerá entre os dias 11 e 22 de maio.

Data: 11 a 22 de maio de 2020
Local:  On-line, cada um na sua casa

Página do evento: https://petufc.github.io/wtisc-2020/

Programação

 

Palestras

 

 

Título: Desafios no desenvolvimento de sistemas globais
Palestrante: Claudson Oliveira
Data: 13/05/2020
Horário: 17:00
Sobre o palestrante: Claudson é engenheiro de software, formado pela Universidade Federal de Juiz Fora em 2013, na empresa OLX, em Portugal. É criador do canal de YouTube “Quero Ser Programador” que tem o objetivo de ajudar pessoas a dar o primeiro – ou o próximo – passo na programação.
Inscrição: https://bit.ly/2zv8fPV
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/cloudson/
Canal YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCqa6i-EYjkIqVhu1CpsBOPQ/

—————————————————————————————————–

Título: Erro, o melhor amigo do desenvolvedor
Palestrante: Luís Siqueira
Data: 14/05/2020
Horário: 18:00
Sobre o palestrante: Luís Siqueira terminou o curso de bacharelado em Sistemas de Informação no Campus da UFC em Quixadá em 2019. Fundou a empresa Roove Tecnologia em 2014, com outros colegas para o desenvolvimento software customizáveis. Atualmente, trabalha como engenheiro de software na Allya.
Link para inscrição: https://bit.ly/3ds7GoI
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/luissiqueira/
Github: https://github.com/luissiqueira

———————————————————————————————————

Título: Análise de dados e Machine Learning em Saúde
Palestrante: Alexandre Chiavegatto Filho
Data: 15/05/2020
Horário: 14:00
Sobre o palestrante: Alexandre Dias possui graduação em Economia pela FEA/USP e doutorado em Saúde Pública pela FSP/USP. Ele é professor doutor do Departamento de Epidemiologia da FSP/USP na área de estatística de saúde. Ele coordena cursos de R para análise de dados e sobre machine learning em saúde. Em 2015-2016 foi responsável pelo curso on-line Big Data em saúde no Brasil da parceria USP-Coursera.

Link para inscrição: https://bit.ly/3dJbl1V
Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4730173P0
Machine Learning em Saúde: https://www.youtube.com/playlist?list=PLAudUnJeNg4tvUFZ8tXQDoAkFAASQzOHm&disable_polymer=true

———————————————————————————————————-

Bate-papo: Como trabalhar remotamente
Palestrante: Hugo Duarte
Data: 20/05/2020
Horário: 19:00
Sobre o palestrante: Hugo Duarte terminou o curso de bacharelado em Sistemas de Informação no Campus da UFC em Quixadá em 2018. Durante a graduação, Hugo Duarte participou do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE) como líder de célula de aprendizagem, depois na gestão do programa. Atualmente, ele é instrutor e desenvolvedor nas tecnologias NodeJS, ReactJS e React Native na Empresa Rocketseat.

Link para inscrição: https://bit.ly/3dAHOHo

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/hugo-duarte-3392bb153/

 

———————————————————————————————————-

Bate-papo: Processo de validação de ideias de um produto
Palestrante: Bruno Flora
Data: 22/05/2020
Horário: 16:00
Sobre o palestrante: Bruno Flora possui formação em Design Digital e Design de Interação pelo Centro Universitário Senac, concluído em 2015. Possui experiência profissional como UX Designer. Trabalhou remotamente como voluntário para o Laboratório de Cognição Computacional da Universidade da Califórnia Riverside (UCR) no desenvolvimento de um aplicativo para auxiliar na pesquisa sobre Alzheimer. Atualmente, ele é gerente de produto na Allya.

Link para inscrição: bit.ly/2WPZHvf
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/brunomflora/
Pesquisa sobre Alzheimer: https://forumsaudedigital.com.br/aluno-do-senac-desenvolve-aplicativo-para-auxiliar-na-pesquisa-sobre-alzheimer/

 


 

Minicursos

 

 

Café com Docker – Prof. Michel Bonfim
Esse minicurso tem por objetivo apresentar o Docker, um gerenciador de virtualização de sistema operacional, bem como o seu uso na prática. No total, serão 4 aulas de 1 hora cada, englobando os seguintes assuntos:

Contextualização e Comandos Básicos do Docker;
Criar Imagens Docker;
Redes em Docker;
Volumes em Docker;
Docker Compose.

Data: 11 à 14 de maio de 2020, das 16 às 17 horas.


React – Prof. Jeferson Carvalho
Esse minicurso tem como objetivo introduzir o Framework React através da construção de uma aplicação lúdica baseada no universo Pokémon, englobando os seguintes assuntos: Componentes, Axios, Bootstrap e SessionStorage.
Data: 11 e 12 de maio de 2020, das 14 às 16 horas

Pré-Requisitos
Node.js
VSCode (Opcional)
Para criar uma aplicação com node
sudo npm i -g create-react-app (instalação no Ubuntu, no windows é sem o sudo)

Repositório
O repositório do github do curso é esse:
https://github.com/jeffersoncarvalho/WTISC-POKEMON


Flutter – Robson Silva
Este minicurso tem por objetivo apresentar o Flutter, um toolkit cross platform da Google para construção de aplicações mobile, web e desktop, bem como o seu uso na prática. No total, serão 4 aulas de 1 hora cada, englobando os seguintes assuntos:

Introdução ao Flutter;
Construção de Layouts;
Requisições HTTP e navegação;
Gerenciamento de estado;
Próximos passos.

Data: 13 e 14 de maio de 2020, das 14 às 16 horas.

 

2019

Data: 7 a 9 de maio de 2019
Local: Campus da UFC em Quixadá
Inscrições: até 7 de maio, no SEven  ou no PET SI
Preços:
Minicursos R$5,00 – o pagamento será feito na sala do PET-SI, bloco 1, térreo, no horário de credenciamento: 8h do dia 07/05.
Todo restante da programação é gratuita.

Todos os discentes, servidores e visitantes que vierem prestigiar o evento podem se inscrever nas palestras e minicursos.

Programação

 

Palestras:

Transformação Digital, desafios e impactos para as próximas décadas – José Lobo – 07/05, às 10h;
Como contribuir com o movimento de software livre – Darlildo Lima – 07/05, às 13h30;
Mesa Redonda:  Mercado de trabalho x Área acadêmica – Participantes: Tércio Jorge, Júlio Serafim, Anderson Lemos, Luís Siqueira – 08/05, às 10h
UFC nas escolas – Willyam Gomes – 08/05, às 13h30
Identificando células terroristas – Wladimir Tavares – 08/05, às 14h30
Como não usar frameworks – Luis Siqueira – 09/05, às 10h
Experiência do mercado de trabalho com banco de dados – Arnaldo Cavalcante – 09/05, às 13h30

Minicursos:

Minicurso 1: Desenvolvimento Mobile
Minicurso 2: Meu Primeiro Programa Bem Feito
Minicurso 3: (em breve)
Minicurso 4: Django, do desenvolvimento ao deploy

Minicursos 1 e 2: 7 a 9 de maio, de 8h as 10h.
Minicursos 3 e 4: 7 a 9 de maio, 15h30 às 17h20.

2018

 

 

 

Data: 9 a 11 de Maio de 2018

Local: UFC Campus Quixadá
Inscrições: SEven de 4 a 9 de Maio

Preços: Minicursos a 5 reais e todo restante da programação é gratuita.

 

 

2016

Período: de 16 e 18 de maio

Minicursos

Manhã:

Introducao à Microcontroladores 8:00 às 10:00

Quick Start Illustrator 8:00 às 10:00

Criação de micro serviços utilizando Spring Boot e Spring Data JPA e Maven – 08:00 às 10:00

Tarde:
Introdução a Android – 13:00 às 15:00

Love2d: Ferramenta de desenvolvimento de jogos em Lua – 13:00 às 15:00

Angular – 13:00 às 15:00

Palestras: 16 a 18 de maio

Dia 16 de Maio

Manha: 10:00 às 12:00
Segurança da Informação: Com o que se preocupar?
– Luís Gonzaga
Qual o perfil do profissional de TI para o mercado atual? – Sara Oliveira

Tarde: 15:00 às 18:00
Construindo um Ambiente de Análise para Detecção de Ameaças Desconhecidas (Zero Day) – Pedro Prudencio
Criatividade para Resolver Problemas do dia a dia – Zarathon Maia
Mesa Redonda: Mercado e Academia (Ex-alunos) – Adriano Dodó, Wellington
Dia 17 de Maio
Manha 10:00 às 12:00
Mesa Redonda: Ciência sem Fronteiras – Danrley Teixeira, Deives Batista, Anderson Uchôa
Design Thinking – Chico Neto

Tarde 15:00 às 18:00
Algumas palavras sobre lógica Modal – Paulo de Tarso
Abordagem teórica e prática de dois dos principais ERP’s do mercado: SAP e RM Totvs – Yarllysson Neves
Como construir uma startup na zoeira – Zarathon Maia

Dia 18 de Maio
Manha 10:00 às 12:00
Computação Reconfigurável – Cristiano Bacelar
Lean: Filosofia da Toyota Aplicada ao Desenvolvimento de Software – Ciro Carneiro Coelho

Tarde 15:00 às 18:00
O que é a degradação arquitetural do tratamento de exceção e por que devemos nos preocupar com isso? – Lincoln Rocha
Mineração de Dados Aplicada à Mobilidade Urbana – Lívia Almada
Mesa Redonda: Ciência sem Fronteiras – Ana Paula, Leonel Júnior, Araújo Filho, Erick Bhrener

2015

Período: de 12 e 13 de maio

Minicursos

12 de maio

Windows Phone – 08:00 às 12:00
Unity – 08:00 às 12:00
Desenvolvimento em Qt – 08:00 às 12:00
Introduçao a OO em Python – 08:00 às 12:00

13 de maio

Windows Phone – 08:00 às 12:00
Unit – 08:00 às 12:00
Desenvolvimento em Qt – 08:00 às 12:00
Produções Acadêmicas – 08:00 às 12:00

Palestras


12 de maio

Sistemas Embarcados – Emmanuel Marrocos
Mercado de TI e empregabilidade em geral – Daniel Araújo
Gamificação com foco em TI – Francisco Dione
NPI: Contribuindo para a formação em computação através do desenvolvimento de projetos de softwares – Camilo Almendra

13 de maio

Coloração de grafos e suas aplicações – Atilio Gomes
Sistemas de Recomendação – Igo Brilhante
Formulações baseadas em fluxo de problemas de árvores geradoras – Márcio Felix
Apresentação dos projetos finalistas da Hackathon

2014

Período: 07, 08 e 09 de maio

print



©2022 - Universidade Federal do Ceará - Campus Quixadá. Todos os direitos reservados.
Endereço: Av. José de Freitas Queiroz, 5003 – Cedro – Quixadá – Ceará 63902-580
Telefones:
Secretaria do Campus: (88) 3411-9422
Secretaria Acadêmica: (88) 3411-9410