Grupo de estudos AWS DeepRacer realizará primeiro encontro presencial quinta-feira, 07

Publicada em: 1 de março de 2024 | Atualizada em: 1 de março de 2024

O grupo de estudos AWS DeepRacer da Universidade Federal do Ceará (UFC) em Quixadá realizará o seu primeiro encontro presencial próxima quinta-feira, 07, às 12h20, no laboratório 1 do bloco 3 (ou laboratório 06, na nova nomenclatura) . Este evento é uma oportunidade para os alunos interessados em ingressar no mundo de aprendizagem de máquina (machine learning) com aplicações práticas em carrinhos autônomos.

Os participantes vão participar de discussões sobre os planos para o semestre, que incluem corridas físicas com o carro que o Campus ganhou durante a Feira do Conhecimento, no fim de 2023. O grupo de estudo é organizado pelo aluno João Carvalho de Oliveira, do curso de Engenharia de Software, e orientado pelo professor João Marcelo.

Além disso, durante o encontro, serão discutidos detalhes sobre a participação do grupo na competição que haverá no CSBC, em julho, na cidade de Brasília. Na ocasião, haverá 5 representantes do nordeste, sendo assim uma oportunidade de participar de um grande evento como alunos do Campus da UFC de Quixadá e ter essa experiência de Machine Learning (aprendizagem de máquina).

AWS DeepRacer é uma competição de carros autônomos, que utilizam modelos de aprendizagem por reforço para conseguir completar a corrida no melhor tempo possível. Esta técnica é um tipo de aprendizagem de máquina (machine learning) utilizada largamente na indústria, informa João Marcelo. Com o AWS DeepRacer é possível aprender sobre esse conceito, mesmo que não tenha nenhum conhecimento prévio sobre machine learning, afirma o docente.

Fonte: João Marcelo Uchôa de Alencar, professor no Campus da UFC em Quixadá | E-mail: joao.marcelo@ufc.br