Discente do Campus da UFC em Quixadá é premiado em evento da AWS

Publicada em: 26 de maio de 2023 | Atualizada em: 30 de maio de 2023

Nos dias 24 e 25 de maio de 2023, a Amazon Web Services – AWS promoveu um evento sobre a competição AWS Deep Racer. O estudante João Victor Carvalho de Oliveira, do curso de Engenharia de Software do Campus da UFC em Quixadá, foi o primeiro lugar da competição da qual alunos do Brasil inteiro participaram.

O evento teve um dia de treinamento com a tecnologia utilizada e no dia seguinte a competição. João Victor participou com todas as despesas pagas pela Amazon.

 

 

O professor João Marcelo, que já ministrou treinamentos da AWS no Campus da UFC em Quixadá, informa que está “planejando aproveitar o momento e abrir treinamentos para fazer a divulgação dessa tecnologia no Campus”.

 

 

O AWS DeepRacer é uma competição de carros autônomos, que utilizam modelos de aprendizagem por reforço para conseguir completar a corrida no melhor tempo possível. Esta técnica é um tipo de aprendizagem de máquina (machine learning) utilizada largamente na indústria, informa João Marcelo. Com o AWS DeepRacer, é possível aprender rapidamente sobre esse conceito, mesmo que não tenha nenhum conhecimento prévio sobre machine learning, afirma o docente.

 

Fonte: João Marcelo, professor no Campus da UFC em Quixadá | E-mail: joao.marcelo@ufc.br

print

©2024 - Universidade Federal do Ceará - Campus Quixadá. Todos os direitos reservados.
Endereço: Av. José de Freitas Queiroz, 5003 – Cedro – Quixadá – Ceará 63902-580
Telefones:
Secretaria do Campus: (88) 3411-9422
Secretaria Acadêmica: (88) 3411-9410