NAS – Núcleo de Assistência Social

O Núcleo de Assistência Social foi previsto no Planejamento Estratégico realizado no campus de Quixadá em 2013. Dentre o rol de atividades e ações de assistência estudantil foi conjecturada a criação de um setor de apoio à saúde dos discentes deste campus para prover serviços de apoio psicopedagógico e medico-odontológico dentro do campus de Quixadá.

No ano de 2014 foram contratadas uma psicóloga e uma nutricionista e para o ano de 2015 existe a previsão de contratação de um assistente social e um odontólogo para compor o núcleo.

1. Serviço de Psicologia:

O serviço de Psicologia do Campus da UFC Quixadá visa à promoção de um ambiente educativo harmônico e produtivo. Tem por finalidade apoiar, orientar e acompanhar o aluno nos diversos processos de adaptação frente à realidade do contexto universitário. Assim, o serviço de Psicologia procura analisar e corrigir os equívocos institucionais que comprometem a qualidade do processo de ensino-aprendizagem e as relações intersubjetivas estabelecidas entre os diversos atores que compõem a vida acadêmica, contribuindo para o bem-estar e da qualidade de vida estudantil dos alunos de nosso Campus.

São oferecidos aconselhamento e orientação psicológicos aos alunos cuja dificuldade esteja centrada nos fatores psíquicos ligados às questões acadêmicas, focando nos aspectos cognitivos, sociais e afetivos que estejam gerando resistência e dificultando o processo de aprendizagem, o desempenho acadêmico e o bem-estar estudantil.

[Acesse a página do serviço de Psicologia]

2. Serviço de Nutrição:

Considerando que uma alimentação saudável deve estar baseada em práticas alimentares que tenham significado social e cultural e ser acessível do ponto de vista físico e financeiro, o serviço de Nutrição da UFC Campus Quixadá (CE) tem como objetivo orientar a comunidade para aquisição de hábitos alimentares saudáveis.

O Refeitório Universitário – UFC Campus Quixadá tem como objetivo ofertar refeições balanceadas e de qualidade com valor simbólico subsidiado pela universidade, além de constituir um espaço de convivência e integração da comunidade universitária.

Ao longo do ano foram servidas aproximadamente cinquenta e duas mil refeições, das quais apenas 12% foram avaliadas como ruins pelos comensais. A média de desperdício tem se mantido em 75 gramas por refeição servida.

[Acesse a página do serviço de Nutrição]

Tabela: Quantidade de refeições servidas no RU do Campus da UFC em Quixadá em 2014

Tipo de comensalAlmoçoJantar
Total de refeições diárias31.96720.02251.989
Estudante21.8821425636.138
Funcionário 2.541
Visitante1455150
Professor1.2386991.937
Residente5.9544.15910.113
Autorizado20725232

imagem-nutricao

3. Serviço Social:

O Serviço Social é uma profissão de nível superior regulamentada pela Lei 8.662/1993. O assistente social realiza suas intervenções no atendimento à população e/ou na formulação e execução de políticas públicas que possibilitam o acesso aos direitos sociais, com base em uma formação crítica, que o capacita para realizar a análise da realidade e intervir nas várias questões apresentadas.

O Setor de Serviço Social do campus de Quixadá da Universidade Federal do Ceará (UFC) volta-se para o atendimento das demandas dos discentes, com base na Política Nacional de Assistência Estudantil (PNAES, Decreto nº 7.234/2010). Além do trabalho direto com os auxílios oferecidos pela PRAE, o Serviço Social realiza orientações aos alunos do campus e encaminhamentos para a rede socioassistencial do município de Quixadá e adjacências.

Realiza ainda pesquisas e ações educativas relativas às mais variadas expressões da questão social, tais como violência, vulnerabilidade socioeconômica, dentre outros. Os atendimentos para orientações são realizadas através do agendamento, a ser realizado na sala do Serviço Social ou pelo e-mail: servicosocial@quixada.ufc.br

Horário de funcionamento:
Segunda e terça-feira, de 8h às 17h.
Quarta-feira, de 10h às 20h.
Quinta-feira, de 8h às 18h.
Sexta-feira, de 8h às 15h.

[Acesse a página do Serviço Social]