Lançamento do site Projeto de Reciclagem de Componentes Eletrônicos

Publicada em: 7 de outubro de 2019 | Atualizada em: 31 de outubro de 2022

A coordenação do curso de Engenharia de Computação do Campus da UFC em Quixadá publicou o site do projeto de reciclagem de componentes eletrônicos: uma “loja” virtual, na qual os discentes do campus podem selecionar componentes reciclados para utilizarem em seus trabalhos a custo zero.

O projeto de reciclagem de eletrônicos traz uma vivência prática de eletrônica para os alunos do curso de Engenharia de Computação do Campus da UFC em Quixadá nos semestres iniciais, nos quais prevalecem as disciplinas teóricas do curso.

As atividades são desempenhadas por alunos voluntários, em conjunto com professores e servidores técnico-administrativos do curso, realizando as tarefas de separação das placas eletrônicas a serem recicladas, desmontagem, teste de cada componente e por fim a sua catalogação em um sistema análogo a uma loja virtual, onde todos componentes tem custo zero.

O projeto Reciclagem de Componentes Eletrônicos

A partir de demandas de componentes dos alunos, da necessidade de ações que promovam reciclagem de lixo eletrônico e com a finalidade de reduzir a poluição do meio ambiente, bem como auxiliar no descarte adequado de equipamentos eletrônicos, o projeto de surgiu em 2019.1.

Os componentes reciclados são disponibilizados aos alunos do Campus da UFC em Quixadá para que possam construir novos equipamentos em tarefas de pesquisa, ensino e extensão, como trabalhos de disciplinas e Trabalhos de Conclusão de Curso.

A ideia surgiu dos esforços da coordenação do curso de Engenharia de Computação do Campus de Quixadá e conta com a colaboração dos professores Wagner Al-Alam, Elvis Stancanelli, Paulo Armando Aguilar, Thiago Werlley da Silva e do engenheiro Abdul-Hamid Moreira.

Como contra-partida dos usuários do repositório de componentes, os coordenadores do projeto exigem o título e um breve relato do seu trabalho, onde os componentes serão utilizados, bem como a autorização para divulgação dessas informações juntamente com o nome do(s) discente(s) envolvido(s).

Link da “Loja”: https://reciclagemeletronicos.quixada.ufc.br

Fonte: Professor Wagner Al-Alam, coordenador do curso de Engenharia de Computação, do Campus da UFC em Quixadá | E-mail: wgalam@gmail.com