Disciplina de Seminários do PCOMP e PET TI realizam palestra: “Refatoração de code smells e seu impacto na qualidade do software”

Publicada em: 11 de março de 2024 | Atualizada em: 21 de março de 2024

A disciplina de Seminários do PCOMP (Programa de Pós-Graduação em Computação do Campus da UFC em Quixadá) e o PET Conexões de Saberes (PET TI) convidam para palestra ministrada pela professora Carla Ilane Moreira Bezerra (UFC). O evento ocorrerá nesta quarta-feira (12), às 10h, na sala multiuso, com o tema: “Refatoração de code smells e seu impacto na qualidade do software.

A palestra é aberta à comunidade universitária , do Campus de Quixadá. A participação valerá como hora complementar e não requer inscrições.

Code smells são estruturas que podem trazer prejuízos para a qualidade e manutenabilidade do código. Diferente de um “bug” no código fonte de um sistema, a presença de code smells não significa a presença de defeitos no software. A refatoração é uma prática comumente utilizada por desenvolvedores para eliminar code smells e suas concorrências. Ela auxilia para o código ser mais facilmente entendido e modificado através da eliminação de possíveis problemas.

Carla Bezerra é professora adjunta da Universidade Federal do Ceará (UFC), no Campus de Quixadá. Possui doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará – UFC (2016) e mestrado em Informática Aplicada pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR (2009). Atuou como Analista de Sistemas, com 6 anos de experiência nas áreas de Melhoria de Processos de Software e Testes de Software; como implementadora MPSBr pela UNIFOR em diversas empresas do Ceará, com 10 anos de experiência.

Fonte: PET Tecnologia da Informação do Campus da UFC em Quixadá  | E-mail: pettiqx@ufc.br