PCIT estreia serie de lives com profissionais do mercado cearense; primeira acontece hoje, 25

Publicada em: 25 de agosto de 2020 | Atualizada em: 31 de outubro de 2022

O Projeto Construção de Imagens Técnicas (PCIT) inicia nesta terça-feira, 25, às 18h30, uma nova série de lives (apresentações ao vivo) com o tema Formação, Trabalho e Pesquisa, no perfil do projeto no Instagram: pcit_ufc. O primeiro episódio será com os professores Paulo Victor Barbosa e Eduardo Novais, docente do curso de Sistemas e Mídias Digitais da UFC.

O professor Paulo Victor Barbosa, coordenador do PCIT e apresentador da nova série de lives, explica que no início as lives eram com os alunos do curso, depois com graduados e agora a nova fase será com profissionais que atuam ou atuaram no mercado cearense, pesquisadores, professores, professoras, todos eles com alguma relação com o Ceará, o design, a tecnologia, o digital, entre outros.

As conversas serão sobre a formação dos convidados, os caminhos percorridos, como foi a graduação, a pós-graduação, além de conversarem quanto à atuação no mercado de trabalho cearense, entre outros por quais a conversa fluirá. Paulo ressalta ainda que os temas serão variados: terá design digital, mas também design gráfico, editoração, fotografia e outros.

Eduardo Novais possui graduação em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Fortaleza (2005) e mestrado em Las Tic en Educación pela Universidade de Salamanca (2008). Atualmente é professor da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Design Gráfico e Mídias Digitais, atuando principalmente nos seguintes temas: Design de Tipos, Caligrafia, Comunicação Visual e Design de Interfaces.

PCIT

O Projeto Construção de Imagens Técnicas, coordenado pelo professor Paulo Victor Barbosa, surgiu a partir da identificação de algumas necessidades dos discentes do curso de Design Digital em relação a ferramentas digitais que são abordadas nas disciplinas do curso.

Andrine Nascimento, bolsista do projeto, explica que “as ferramentas auxiliam na promoção da autonomia discente e redução da evasão através das práticas agregadas às disciplinas do curso. As atividades propostas pelo PCIT contribuem para a ambientação dos discentes na universidade, proporcionando novas experiências”.

O projeto vem sendo desenvolvido desde março de 2019, mas, devido à pandemia e medidas de isolamento social, o PCIT está realizando publicações de conteúdo teórico e séries de lives sobre “Processos criativos”, “Processos de design”, “Mercado de trabalho” no perfil no Instagram do projeto, onde acontece um diálogo sobre os temas, promovendo a interação entre os discentes mesmo à distância.

Fonte: Projeto Construção de Imagens Técnicas do Campus da UFC em Quixadá | E-mail: pcitufcquixada@gmail.com