UFC terá ampla participação na Feira do Conhecimento, um dos maiores eventos científicos e tecnológicos do Ceará

Publicada em: 15 de outubro de 2019 | Atualizada em: 31 de outubro de 2022

Professores, alunos e técnico-administrativos da Universidade Federal do Ceará participarão em peso da terceira edição da Feira do Conhecimento – Ciência, Tecnologia, Inovação e Negócios, a ser realizada no Pavilhão Oeste do Centro de Eventos do Ceará, de 16 a 19 de outubro. O evento, promovido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (SECITECE), é gratuito e aberto ao público.

UFC NAS COMPETIÇÕES – No Salão do Inventor Cearense, espaço destinado à divulgação de trabalhos de inventores do Estado, 20 projetos selecionados previamente em competição serão expostos nos dias 18 e 19.

Entre os selecionados estão o VREye, aplicativo de realidade aumentada para alunos com baixa visão, e a impressora em braile, desenvolvida para auxiliar pessoas com deficiência visual, criados no âmbito do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo (INOVE) do Campus de Quixadá.

TECNOLOGIAS – Na Mostra de Tecnologias Assistivas, serão expostos os projetos elaborados pelas seguintes equipes: Laboratório de Engenharia de Sistemas de Computação (LESC), e GREAT, do Campus do Pici; Grupo de Tecnologias Assistivas e Educacionais (TAE), do Campus de Sobral, e INOVE, do Campus de Quixadá.

Entre as funcionalidades estão jogos inclusivos, óculos especiais que ajudam a perceber obstáculos acima da linha da cintura, e uma espécie de bengala que pode detectar obstáculos no chão e na altura do indivíduo, voltados a deficientes visuais; aparelho de eletroestimulação para membros inferiores paralisados; tomada e lâmpada automatizadas para idosos; e tecnologia educacional para crianças com síndrome do espectro autista.

Na Mostra de Startups, a INOVE apresentará ainda os projetos Sitiá, que emprega inteligência e tecnologia para gerenciar a criação de camarões de forma remota; e Bilíngua, aplicativo de ensino bilíngue de libras e português destinado a crianças que possuem algum tipo de deficiência auditiva.

Na mostra de startups, 27 equipes de Quixadá e mais 11 de Crateús, que fazem parte do programa Corredores Digitais, da SECITECE, representarão a Universidade.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: (85) 3366 7331 / e-mail: ufcinforma@ufc.br; adaptado do Portal da UFC