Lançada a 7ª. Campanha de Preservação do Acervo do Sistema de Bibliotecas da UFC

Publicada em: 13 de maio de 2013 | Atualizada em: 9 de novembro de 2022

Em meio ao movimento universal de preservação e uso saudável do planeta; de ações e de atitudes voltadas para a sustentabilidade e melhoria do ambiente humano, por que não fazer uma analogia com o sentimento de preservação que vem consolidando-se pouco a pouco por intermédio da Campanha de Preservação do Acervo em sua 7ª edição.

Observando a conservação do acervo do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Ceará (UFC) em meio a dicotomia do que era e do que é, após a consolidação da “campanha”, identificamos mudança de atitude e postura cidadã quanto ao uso do acervo. Num momento estratégico de recursos capitalizados para aquisição de livros, jamais visto no percurso histórico do Sistema de Bibliotecas dentro da UFC, é salutar moldar ações proativas que reflitam em prol de movimentos sustentáveis para nossas bibliotecas.

A ideia central e alvissareira da campanha é formar nos usuários do sistema de bibliotecas uma consciência inovadora de preservar o saber para si e para as gerações que irão chegar no ambiente universitário no porvir. Por outro lado o sistema de biblioteca tem tomado providências, além da campanha, no sentido de criar um ambiente propício a preservação, como climatização de suas bibliotecas, encapamentos dos livros e construção de um laboratório de restauro.

Preservar é uma questão inquietante e de alta relevância na atualidade. Significa cuidar, resguardar, proteger os recursos disponíveis, em benefício da geração atual e das gerações vindouras.

Os livros oferecem percursos para nossas vidas e constituem um valioso legado da cultura humana. Se danificamos um livro, dificultamos a compreensão do trajeto por parte de outros leitores. Viva a aventura da leitura sem tornar tortuosos os caminhos que você percorrer. Cuide bem dos livros! Partilhe o direito à informação!

Difundir conceitos ligados à preservação, como o combate ao desperdício e o zelo pela coisa pública, é uma questão que faz parte do desenvolvimento da cidadania.

Destacam-se os seguintes cuidados que devem ser tomados com os livros impressos, dada a fragilidade do suporte papel:

Manusear os livros com as mãos limpas, folheando-os sem umedecer os dedos;
Mantê-los afastados de alimentos e líquidos;
Não riscá-los ou sublinhá-los com caneta ou lápis;
Jamais usar grampos e clipes metálicos nos livros;
Usar marcadores de página próprios, evitando dobrar as folhas;
Jamais usá-los como apoio ou como base para escrever;
Guardá-los na posição vertical, evitando apertá-los na estante;
Retirá-los da estante puxando-os pelo centro da lombada;
Jamais empilhar muitos livros;
Evitar tirar cópias de livros encadernados.

A divulgação da Campanha será realizada também nas redes sociais (Twitter e Facebook) e através de mensagens via e-mail.

Fonte: Biblioteca Universitária – (Fone: 3366 9507/08)