WTISC

O Workshop de Tecnologia da Informação do Sertão Central (WTISC) é um evento de TI realizado anualmente pelo Grupo PET no Campus da UFC em Quixadá. Este evento tem como objetivo criar oportunidades de aprendizagem, promover e difundir conhecimentos sobre as diversas áreas de Tecnologia da Informação orientadas à comunidade discente, de forma a fortalecer e motivar a formação técnico-profissional, através da abordagem de temas contemporâneos e da troca de experiências entre profissionais e acadêmicos, além de manter os alunos atualizados nos diferentes assuntos de sua área. É realizado desde 2008 sendo este ano data de sua primeira realização, o evento proporciona uma interação entre os alunos e a realidade do mercado de trabalho em TI, visto que disponibiliza palestras, nas quais profissionais contam um pouco de sua história profissional, sua área de atuação, evoluções na mesma e o que é necessita para se torna um bom profissional. Tem também minicursos, os quais são diversificados, ou seja, tem uma variedade de opções para que o aluno escolha no qual melhor se adapta ou queira. Muitas vezes os mesmos são lecionados pelos próprios alunos da UFC – Quixadá.

A organização e realização do evento são feita pelo PET-Sistema de Informação, algumas tarefas para a execução do mesmo são expostas abaixo:

O evento já tem um padrão definido desde o inicio, basicamente os bolsistas do PET, seguem este padrão. Primeiramente distribuem atividades entre os mesmos, geralmente a divisão é feita com formação de pares ou trios, para que ninguém fique sobrecarregado. Dividem as tarefas, uma equipe fica responsável por convidar os palestrantes, o qual é feito via e-mail, onde ainda se pedi recomendação ao mesmo de outros profissionais. Com os minicursos é do mesmo jeito tem uma equipe que fica responsável por escrever o projeto e ir atrás de patrocínio, é analisado o quanto o PET tem em caixa e quanto pode ser gasto, avaliam o número de inscritos e planejam o Coffee Break (Lanche durante o Evento). Outra equipe fica responsável pela divulgação, por fazer panfletos e crachás.

Em Quixadá o evento ocorre tradicionalmente no Instituto Federal do Ceará (IFCE) Campus – Quixadá, espaço que também é adquirido pelos organizadores do evento.

Os participantes do mesmo além do conhecimento, experiência e um pouco de interatividade entre os colegas da Universidade ainda recebem certificados, e ainda sua participação conta como hora complementar. Desse modo atraem ainda mais seu público-alvo que são alunos da UFC- Quixadá e os demais interassados sendo universitário ou não, como já ocorre de alunos da Escola Profissional de Maria Cavalcante Costa (Liceu), participarem do evento, afinal os mesmo estão introduzidos no meio tecnológico devido ao convívio com o mesmo.

A quantidade de participantes aumenta anualmente, devido às apresentações e evolução com o tempo do projeto, o qual é o de mais expressão dos projetos desenvolvidos e realizados na UFC – Quixadá. Este aumento constantemente deve-se ao interesse e empenho dos responsáveis e participantes, uma combinação que vem dando certo, visto que o evento já está na sua sexta execução consecutiva.

Período: de 16 e 18 de maio

Minicursos

Manhã:

Introducao à Microcontroladores 8:00 às 10:00

Quick Start Illustrator 8:00 às 10:00

Criação de micro serviços utilizando Spring Boot e Spring Data JPA e Maven – 08:00 às 10:00

Tarde:
Introdução a Android – 13:00 às 15:00

Love2d: Ferramenta de desenvolvimento de jogos em Lua – 13:00 às 15:00

Angular – 13:00 às 15:00

Palestras: 16 a 18 de maio

Dia 16 de Maio

Manha: 10:00 às 12:00
Segurança da Informação: Com o que se preocupar?
– Luís Gonzaga
Qual o perfil do profissional de TI para o mercado atual? – Sara Oliveira

Tarde: 15:00 às 18:00
Construindo um Ambiente de Análise para Detecção de Ameaças Desconhecidas (Zero Day) – Pedro Prudencio