O projeto de extensão APRIMORE, desenvolvido no Campus da UFC em Quixadá, realiza roda de conversa terça-feira, 15/07/2025, de 12h40 as 13h40, na sala multiuso, com o tema: “A importância da pausa e do lazer na vida universitária”.
De acordo com Guilherme, bolsista do projeto, a pausa e o lazer não são apenas momentos de descanso: são necessidades fundamentais para o bem-estar físico, mental e emocional. Neste sentido, o encontro busca reforçar que fazer pausas regulares nos estudos contribui para a melhora da concentração, da memória e da produtividade, visto que o cérebro precisa de intervalos para processar o que foi aprendido, evitar o esgotamento e manter a criatividade ativa. “Já o lazer é essencial para recarregar as energias, fortalecer vínculos afetivos e manter o equilíbrio emocional”, conclui.
Os mediadores serão Tábata Vieira e Paulo Henrique Araújo. A participação no encontro vale como horas complementares. Não é necessário realizar inscrições previamente. A comunidade externa também está convidada a participar.
APRIMORE
O APRIMORE – Projeto de Aprimoramento da Qualidade de Vida através do Autoconhecimento é uma iniciativa de extensão que aborda temas específicos do desenvolvimento humano sob uma perspectiva holística, integral e interdisciplinar, englobando os aspectos bio-psico-social-espiritual-cultural-histórico, visando à reflexão, à discussão e à atualização de temas que promovam o aprimoramento humano.
O projeto surgiu por meio da identificação de demandas de alunos, servidores docentes e técnico-administrativos de um campus tecnológico da Universidade Federal do Ceará, em Quixadá, relacionadas à construção de um espaço de diálogo e reflexão que não diretamente ligado à racionalidade técnica ou científica (característica comum dos centros de tecnologia), mas voltado ao diálogo constante e permanente sobre questões vinculadas à condição humana e ao desenvolvimento pessoal, por meio da troca de ideias, partilha de experiências e reflexão coletiva, respeitando (e disseminando) a diversidade e a pluralidade de opiniões.
O projeto APRIMORE tem como objetivo proporcionar o aprimoramento pessoal e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida, por meio de um espaço de diálogo, da partilha de experiências e da troca de ideias sobre os diversos temas relacionados à existência humana, ao público interno ao Campus da UFC em Quixadá e à comunidade local quixadaense.
Fonte: Paulo Henrique Araújo, coordenador do Projeto de Aprimoramento da Qualidade de Vida do Campus da UFC em Quixadá | E-mail: phmacedoaraujo@ufc.br