Disciplina de Seminários do PCOMP e PET TI realizam palestra “Uso de IA no processo de software: ajuda ou ameaça?” quarta-feira, 29

Publicada em: 27 de março de 2023 | Atualizada em: 30 de maio de 2023

A disciplina de Seminários do PCOMP (Programa de Pós-Graduação em Computação do Campus da UFC em Quixadá) e o PET Conexões de Saberes (PET TI) convidam para palestra ministrada pelo professor Paulo Henrique Maia (UECE). O evento ocorrerá nesta quarta-feira (29), às 18h, através do google meet, com o tema: “Uso de IA no processo de software: ajuda ou ameaça?. Inscrições podem ser realizadas até o dia do evento através do link: bit.ly/seminariospcomp2023.

A palestra será mediada pela professora Carla Moreira, com o apoio do PET TI. É aberta à comunidade universitária – servidores docentes e técnicos e estudantes -, do Campus de Quixadá. A participação valerá como hora complementar.

Paulo Henrique Maia possui graduação (2002) e mestrado (2004) em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará e doutorado (2011) em Computação pelo Imperial College London. Atualmente é professor adjunto do curso de Ciência da Computação da Universidade Estadual do Ceará (UECE), coordenador do Programa de pós-graduação em Ciência da Computação (PPGCC) da UECE, coordenador o Grupo de Engenharia de Software e Sistemas Distribuído (GESAD) e tutor do PET Computação. Já orientou 19 dissertações de mestrado e atualmente orienta alunos de mestrado, doutorado e supervisiona pós-doutorado. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: engenharia de software distribuído, sistemas autoadaptativos, e engenharia de software dirigida por modelos. Trabalhou e coordenou vários projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação junto a empresas de tecnologia, como Dell, HP e Huawei, conseguindo financiamento de agências públicas de fomento e empresas privadas. Ganhador de prêmios de melhor artigo diversas conferências nacionais e internacionais. Em 2018, foi um dos ganhadores do Royal Society-Newton Mobility Grant e em 2019 recebeu o prêmio “Professor do ano”, na categoria Ensino Superior, pela Academia Cearense de Matemática.

Fonte: Carla Ilane, professora no Campus da UFC em Quixadá | E-mail: carlailane@ufc.br