Curso de Engenharia de Computação da UFC em Quixadá é avaliado com nota 5, conceito máximo do MEC

Publicada em: 2 de dezembro de 2022 | Atualizada em: 30 de maio de 2023

Curso de Engenharia de Computação do Campus da Universidade Federal do Ceará (UFC) em Quixadá recebeu conceito máximo (nota 5) após avaliação de comitiva do Ministério da Educação (MEC). A visita do MEC ocorreu em formato virtual, do dia 9 ao dia 11 de novembro.

Com a nota 5, o curso é classificado como de padrão excelente. Para a determinação desse conceito são avaliados pelo MEC fatores como infraestrutura oferecida, coordenação do curso, corpo docente, corpo discente, assistência estudantil, entre outros.

O coordenador do curso destacou o comprometimento dos alunos como um dos fatores para o êxito na avaliação do MEC (Foto: divulgação/Campus de Quixadá)

Com isso, o Curso de Engenharia de Computação de Quixadá se junta aos de Ciência da Computação (Russas) e de Sistemas e Mídias Digitais – Noturno (Fortaleza), que recentemente também obtiveram conceito máximo na avaliação de reconhecimento do MEC. Os cursos de Licenciatura Intercultural Indígena Kuaba (Fortaleza) e de Engenharia de Minas (Crateús) foram reconhecidos com conceito 4 (também considerado de excelência).

DESTAQUES – Entre os fatores que contribuíram para a obtenção da nota 5 pelo Curso de Engenharia de Computação estão diversas ações que visam ao acolhimento dos alunos, à complementação dos conhecimentos e ao auxílio para que os estudantes se adaptem à área de atuação do curso. Outro destaque é a disponibilidade de laboratórios básicos de informática e de laboratórios específicos de eletrônica digital e analógica, arquitetura de computadores, robótica e de prototipação.

No curso os alunos são incentivados a participar de competições na área de Engenharia de Computação, já tendo inclusive participação de destaque em eventos e competições nacionais, como na área de interação humano-computador e de programação e segurança.

O curso conta com laboratórios de eletrônica digital e analógica, arquitetura de computadores, robótica e de prototipação, entre outros (divulgação/Campus de Quixadá)

Em iniciativas de pesquisa e extensão, vale ressaltar uma ação de reciclagem de lixo eletrônico, que foi incorporada à grade curricular do curso após a curricularização da extensão. Alunos do curso também participaram de startups criadas no campus que foram premiadas em competições de empreendedorismo promovidas pelo Governo do Estado e seus parceiros.

ESFORÇO CONJUNTO – O coordenador do curso, Prof. Wagner Al-Alam, diz que o conceito máximo foi alcançado por um esforço conjunto, que envolve o trabalho do colegiado e do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso, o comprometimento dos alunos e a cooperação de todos os setores do campus.

“A coordenação do curso se manteve próxima aos estudantes, realizando reuniões mensais e mantendo canais de comunicação acessíveis aos alunos, identificando, assim, demandas logo que surgiam e sempre que possível buscando atendê-las”, ressalta o coordenador.

Para os próximos anos, de acordo com Al-Alam, a ideia é preservar os pontos exitosos e realinhar o que for necessário, sobretudo em relação ao Plano Pedagógico do Curso (PPC) e à grade curricular, a partir do relatório da Comissão do MEC e dos resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Também serão considerados, segundo ele, os retornos recebidos dos egressos e do mercado de trabalho.

O Curso de Engenharia de Computação do Campus de Quixadá foi criado em 2014 e as atividades tiveram início no primeiro semestre de 2015. Atualmente o curso conta com 157 alunos ativos e tem o ingresso anual de 50 estudantes.

Fonte: Prof. Wagner Al-Alam, coordenador do Curso de Engenharia de Computação do Campus de Quixadá – e-mail: alalam@ufc.br, via Portal da UFC