Projeto de extensão “Tecnologia como ferramenta de promoção humana dos garis de Quixadá: O Ceja como responsabilidade social” recebe prêmio Ceará Científico

Publicada em: 1 de dezembro de 2022 | Atualizada em: 30 de maio de 2023

O projeto “Tecnologia como ferramenta de promoção humana dos garis de Quixadá: O Ceja como responsabilidade social” recebeu o primeiro lugar na etapa regional do prêmio Ceará Científico. O projeto foi executado pelo Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) João Ricardo da Silveira da cidade de Quixadá em parceria com o Núcleo de Inovação (INOVE) do Campus da UFC em Quixadá.

O projeto “Tecnologia como ferramenta de promoção humana dos garis de Quixadá: O Ceja como responsabilidade social” visou estabelecer parcerias para viabilização do processo de promoção humana dos garis de Quixadá através de ações na área da saúde, educação e da tecnologia, bem como a criação do APP “Minha Cidade Limpa” (protótipo) que tem por finalidade facilitar a interação entre esses profissionais e a sociedade, a fim de dar mais visibilidade social e reconhecimento da importância dessa profissão.

As ações de educação aconteceram a nível de identificação das condições de escolaridade do público-alvo, já as ações de saúde passaram por diagnóstico de saúde e está em fase de acompanhamento e exames laboratoriais, já com relação à tecnologia está sendo ofertado curso de informática básica e desenvolvido aplicativo que está na fase de listagem de requisitos e validação com os usuários. A perspectiva de transformação social justifica a relevância da pesquisa.

No projeto, o INOVE foi responsável pela realização do curso “Informática simples”, cadastrado na UFC como projeto de extensão. O curso foi realizado nas dependências do CEJA de Quixadá, entre os meses de outubro e novembro de 2022. Os servidores do Campus de Quixadá envolvidos são o professor Jeferson Kenedy Morais Vieira e a coordenadora do INOVE Maria Simone Mendes Nunes; além dos alunos Antonio Kaio Elias Portela (do curso de Engenharia de Software), Francisco Wanderson Nascimento (do curso de Engenharia de Software) e Antonio Elivelton Moura da Silva (do curso de Ciência da Computação); como colaborador do CEJA participou Moisés Rocha Farias, Ricardo Santos da Silva como coorientador e os alunos Enaura Rodrigues Cavalcante de Sousa e Thiago Oliveira Sales.

Ceará Científico

Esta ação é implementada nas escolas da rede estadual de ensino público desde 2007 e envolve todas as escolas e estudantes da rede pública do estado do Ceará. Tem como princípio popularizar as ciências e promover o desenvolvimento de tecnologias, estimulando a investigação, a inovação e a busca de conhecimentos de forma cotidiana e integrada com toda a comunidade escolar.

Os projetos escolares são desenvolvidos pelos estudantes, sob orientação de seus professores, estabelecendo relações dinâmicas dos conhecimentos específicos das disciplinas da base comum do Ensino Fundamental e Médio, com problemáticas sociais, culturais e ambientais; incentivando a construção de projetos que promovam a integração curricular enaltecendo a interdisciplinaridade e/ou a transdisciplinaridade com foco na sustentabilidade.

O Ceará Científico é o itinerário científico anual da SEDUC e possui três etapas: Escolar, Regional e a Estadual. Na Etapa Escolar os projetos são desenvolvidos e apresentados na escola de forma curricular e por afinidade dos estudantes pela temática a ser pesquisada. Os trabalhos que se destacam na etapa escolar seguem para a etapa Regional.

A Etapa Regional é desenvolvida por cada Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE) e pela Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (SEFOR). Os trabalhos que se destacam em cada Regional seguem para a etapa Estadual.

A Etapa Estadual ocorre em Fortaleza e reúne os projetos escolares destaque de toda a rede pública estadual, distribuídos em oito categorias e um total de 184 equipes e mais de 750 participantes. Os projetos são expostos e visitados por mais de 2.000 pessoas a cada ano. Os projetos escolares premiados na etapa Estadual recebem financiamento para representar o estado nos principais eventos nacionais e internacionais. O Ceará é destaque em premiações dentro e fora do Brasil.

Fonte: Jeferson Kenedy, docente no Campus da UFC em Quixadá e coordenador do projeto de extensão | E-mail: jefersonkenedy@ufc.br