Biblioteca do Campus da UFC retoma atividades presenciais a partir de segunda-feira, 31; serviços ocorrem com agendamento

Publicada em: 27 de agosto de 2020 | Atualizada em: 31 de outubro de 2022

A Biblioteca do Campus de Quixadá, da Universidade Federal do Ceará, retomará suas atividades presenciais nesta segunda-feira (31) no horário de 8h as 12h e das 13h às 17h. Como medida de contenção da pandemia de covid-19 e de auxílio ao Plano Pedagógico de Emergência, o Sistema de Bibliotecas está pondo em prática o plano de retomada às atividades presenciais.

Todos os usuários devem seguir as seguintes recomendações: usar máscaras, higienizar as mãos ao entrar na biblioteca (haverá álcool disponível), respeitar o distanciamento mínimo de um metro e meio de distância entre pessoas. O acervo somente será acessado pelos servidores.

O documento reúne protocolos de segurança preconizados pelas autoridades sanitárias e atualiza a comunidade acadêmica e os servidores lotados nas bibliotecas da Capital e do Interior sobre o retorno do atendimento presencial.

AGENDAMENTO – Para controlar o fluxo de pessoas e evitar a contaminação por coronavírus, as devoluções deverão ser agendados no sistema.

Consultas ao acervo, solicitações de empréstimo e reservas podem ser realizadas no Catálogo On-line e acompanhadas pelo Meu Pergamum, conforme tutorial. Após a devolução, cada livro passará por quarentena de sete dias em espaços isolados das bibliotecas, e, somente após transcorrido esse prazo, estará disponível para reserva e empréstimo.

MULTAS – Desde janeiro de 2020 até o retorno das atividades presenciais, todas as multas foram abonadas e não serão cobradas. Os valores de períodos anteriores podem ser quitados mediante pagamento do Guia de Recolhimento da União (GRU), conforme explicado em tutorial.

“A maioria dos nossos serviços continuará sendo ofertada de forma remota. A ideia é que o usuário vá até a biblioteca em casos excepcionais, quando estritamente necessário. Essa é uma importante ação para apoiar os nossos usuários em um momento que desperta diversas dificuldades e garantir a sua ida à biblioteca de forma segura e no tempo certo“, conclui Felipe Ferreira.

Outras informações podem ser consultadas no site do Sistema de Bibliotecas da UFC. Os usuários também podem enviar para e-mail bcq@ufc.br.

Fonte: Biblioteca do Campus de Quixadá | Telefone: (88) 34122679 ou (88) 34119412 | E-mail: bcq@ufc.br.