Diretores e vice-diretores de unidades acadêmicas são empossados em solenidade na Reitoria

Publicada em: 22 de outubro de 2019 | Atualizada em: 1 de novembro de 2022

O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, empossou, na tarde dessa segunda-feira (21), os diretores e vice-diretores das 17 unidades acadêmicas da UFC, para o mandato 2019-2023. A solenidade ocorreu no Auditório Antônio Martins Filho, da Reitoria. Em seu discurso, o reitor expressou primeiramente a “honra” e o “privilégio” em dirigir a Instituição.

Em seguida, conclamou os gestores a assumirem o desafio de construir uma nova Universidade “Comandar um grupo tão especial nos dá a certeza de que a adoção de políticas institucionais voltadas ao empreendedorismo e à inovação, hoje tão necessários ao incremento da pesquisa, representará a inauguração de uma nova era. (…) Estou certo de que contaremos com o apoio e a parceria de cada um de vocês, e juntos, vamos construir uma nova UFC”, disse Cândido Albuquerque, acrescentando que os dirigentes terão a “permanente parceria da Reitoria”.

O reitor, que entregou a cada dupla de diretor(a) e vice a portaria com a designação para os cargos, destacou ser imprescindível a adoção de novas metodologias de ensino, mais antenadas com as demandas contemporâneas. Citou ainda a necessidade de um diálogo sem receio com a sociedade ‒ incluindo o setor produtivo ‒ e também dentro da Universidade.

ESTÍMULO E RESPONSABILIDADE ‒ O Prof. Maurício Feijó Benevides de Magalhães Filho, novo diretor da Faculdade de Direito, falou em nome dos diretores e vices empossados. Segundo ele, a ocasião representa um misto de estímulo e responsabilidade. “Estímulo para continuar o excelente trabalho coletivo que nos trouxe até aqui”, inserindo a UFC entre as melhores universidades do País e do mundo.

“Responsabilidade para enfrentar os desafios que o século XXI impõe a todas as universidades, que são muitos e diversos”. O docente reforçou a importância de duas das novas missões colocadas para a UFC neste momento: a legitimação perante a sociedade e a internacionalização.

SABEDORIA ‒ Falando em nome dos diretores e vice-diretores que se despedem do cargo, o agora ex-diretor do Campus de Sobral, Prof. Vicente de Paulo Teixeira Pinto, citou o filósofo Sócrates para chamar os novos gestores a “trabalhar para alcançar a sabedoria”, em oposição à ignorância, que seria a origem de todos os males. Para isso, reafirmou a importância de dialogar, a fim de gerir conflitos e superar problemas.

Salientou que é grande o desafio que os diretores e vices terão pela frente, que é o de “desenvolver a gestão das unidades acadêmicas de uma das melhores universidades do Brasil”. Lembrou ainda que “a maior finalidade da ciência é aliviar a miséria e o sofrimento humano”. Concluindo, disse: “Aos que finalizam suas gestões, transmito meu fraterno abraço e espero que, como eu, tenham orgulho em servir à UFC”.

Campus de Quixadá – Foram empossados a prof. Dra. Andréia Libório Sampaio, que exerceu os papeis de vice-diretora e coordenadora de programas acadêmicos no Campus durante os últimos 8 anos e é a primeira diretora mulher desta unidade acadêmica e; como vice-diretor o prof. Dr. Paulo de Tarso Guerra Oliveira, quixadaense que foi coordenador do curso de Ciência da Computação.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional ‒ fone: (85) 3366 7331, via Portal da UFC.

print

©2024 - Universidade Federal do Ceará - Campus Quixadá. Todos os direitos reservados.
Endereço: Av. José de Freitas Queiroz, 5003 – Cedro – Quixadá – Ceará 63902-580
Telefones:
Secretaria do Campus: (88) 3411-9422
Secretaria Acadêmica: (88) 3411-9410