Nota do Reitor – Dia do Professor: a “valorização permanente do nosso patrimônio pessoal”

Publicada em: 15 de outubro de 2019 | Atualizada em: 1 de novembro de 2022

Cumpre a mim, mais uma vez e por oportuno o momento, destacar publicamente o precioso valor creditado a esta comunidade acadêmica em sua totalidade, notadamente aos nossos docentes, cujo dia é festivamente hoje celebrado.

A continuidade do êxito renovado da UFC, à medida temporal e das exigências da evolução social e científica, há que ter como substrato em sua constância desenvolvimentista – e isto será um refrão de nosso reitorado até 2023 – a inovação, o empreendedorismo e a internacionalização, com suporte, em especial, na pesquisa, componente do tripé indissociável expresso em instrumentos legais, de que também são partes indescartáveis o ensino e a extensão.

O melhor da Instituição está configurado nos estudantes, técnico-administrativos e professores – de modo que o crescendo institucional transita pela valorização das pessoas, mediante as quais a UFC se transformará na referência terciária no que concerne às novas tecnologias, à evolução científica e da sociedade, bem como de tudo o que de novo despontar no decurso existencial.

Parece consabida, mas não é ocioso repetir, a noção de ser esta sociedade o leitmotiv, razão condutora de criação da entidade universitária desde seus primeiros tempos, no seu mister de formar seres humanos profissional e cientificamente, ao tempo que efetiva investigações teóricas e práticas nas variadas searas dos saberes artístico, humanístico e tecnológico, com a propagação de seus resultados a uma amplíssima comunidade científica.

Nossa Universidade Federal do Ceará é hoje disposta como uma das 20 maiores da América Latina e Caribe, e melhor do Nordeste brasileiro – conforme pesquisas efetivadas pela revista inglesa Times Higher Education (THE) e outras fontes nacionais e do exterior.

Tal decorre – é de justiça exprimir – de seu crescimento ordenado, sob os preceitos da responsabilidade, diligência e zelo dos seus dirigentes desde o surgimento em 1954, razão primordial da elevada qualificação de seus docentes e pesquisadores, em programas de pós-graduação stricto sensu, ininterrupta atuação em motos extensionistas e pedagógicos, projetos de alta pesquisa no País e em conjunto com instituições internacionais, em 65 anos de pleno curso.

Prosseguiremos, então, evidentemente, atentando para as renovações que o tempo reclama e a incidência das surgentes novidades peculiares à normal evolução tecnológica e societária, na ação de aportar cada vez mais valor às pessoas, o nosso principal patrimônio, porquanto, estando estas contabilizadas do preparo humano, tecnológico e social, também vão restar prontas para repartir com a sociedade brasileira, principalmente a cearense, os bens de que se apropriaram na contingência de uma Universidade séria, competente, moderna e sempre atualizada, preparada para ensinar teores por mais recentes que se expressem. Por conseguinte, será o estribilho deste reitorado a valorização permanente do nosso patrimônio pessoal.

Meus queridos professores, no seu dia, evoco a ideia de Platão segundo a qual “Os que levam fachos de luz devem passá-los a outros”.

Senhores professores, recebam o meu abraço e a minha admiração.

Prof. Dr. Cândido Albuquerque – Reitor da UFC