App de alunos da UFC em Quixadá para pessoas com baixa visão participa do Concurso Apps.Edu

Publicada em: 6 de setembro de 2019 | Atualizada em: 6 de setembro de 2019

O VREye, aplicativo desenvolvido por estudantes do Curso de Engenharia de Computação da Universidade Federal do Ceará em Quixadá, foi selecionado para participar do V Concurso Apps.Edu. O evento ocorrerá de 12 a 14 de novembro, no Congresso Brasileiro de Informática da Educação (CBIE), em Brasília.

competição nacional tem como objetivo diagnosticar problemas que afetam a educação no Brasil e propor soluções tecnológicas para o progresso da educação e do empreendedorismo digital. O concurso ocorrerá em duas fases. A primeira está marcada para 12 de novembro, quando os participantes apresentarão seus produtos e protótipos para o público do evento e para uma banca de avaliadores. A comissão selecionará os finalistas, que apresentarão os trabalhos na etapa final, a qual ocorrerá no dia seguinte. A premiação será no dia 14 de novembro, no CBIE.

A equipe da UFC em Quixadá está fazendo uma campanha on-line para garantir a participação dos dois estudantes no concurso. O valor arrecadado será para custear inscrições, passagens, hospedagens, alimentação e transporte durante o evento, que ocorrerá em Brasília.

VREYE – Desenvolvido pelos estudantes Marcelo Martins da Silva e Jeimison Moreno Lima, sob orientação do professor Wagner Al-Alam e da coordenadora do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo do Campus da UFC em Quixadá (INOVE), Roberta Dutra, o VREye é um aplicativo de realidade aumentada que auxilia pessoas com deficiência com baixa visão em atividades educacionais, como ler e visualizar gráficos.

A ideia surgiu com o objetivo de auxiliar um colega de turma que perdeu parte da visão durante as férias. Segundo os estudantes, a tecnologia, capaz de ampliar o campo de visão por comandos de voz, está em fase de prototipagem e deve, futuramente, ser disponibilizada gratuitamente.

Fonte: Núcleo de Comunicação do Campus da UFC em Quixadá – e-mail: comunicacao@quixada.ufc.br via Portal da UFC

Secretaria do Campus: (88) 3412-0919 | (88) 3411-9422