Campus Quixadá consegue número expressivo de bolsas PIBIC e PIBITI

Publicada em: 19 de julho de 2018 | Atualizada em: 9 de novembro de 2022

Com a publicação do resultado da distribuição de bolsas PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) e PIBITI (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação), o Campus da UFC em Quixadá alcança um resultado que é um duplo recorde: 8 projetos PIBIC e 3 projetos PIBITI aprovados.

Foram aprovados os projetos PIBITI dos professores Márcio Maia (projeto “Utilização de aprendizagem de máquina e Internet das Coisas na análise do comportamento humano e melhoria da experiência do usuário em ambientes de academia de ginástica”), Paulyne Jucá (projeto “Identificação de Padrões e Definição de Diretrizes para Construção de Interfaces em Jogos de Realidade Virtual”) e Arthur Callado (projeto “Melhoria de cobertura em antenas de telecomunicações”), cada um com uma bolsa remunerada (CNPq ou FUNCAP).

Já os projetos PIBIC foram elaborados pelos professores Carla Ilane (projeto “Um Framework de Qualidade para Avaliação em Modelos de Features de Linhas de Produtos de Software Dinâmicas”), Ticiana Linhares (projeto “Descoberta Online de Padrões de Mobilidade utilizando Streams de Trajetórias em Redes Rodoviárias” – os candidatos devem enviar um email para ticianalc@ufc.br até o dia 20-07, com o histórico) , Marcos de Oliveira (projeto “MASAE: Uma Abordagem Multi-Agentes Proativa para o Desenvolvimento de Sistemas Auto- Adaptativos e Sensíveis ao Contexto com Aplicação na Computação Pervasiva”), Paulo Rego, Arthur Callado (Refatoração e Otimização do RadarLivre”, Críston Pereira (projeto “Classificação de evasão e análise de sentimento em questionário para ingressantes”, com edital retificado pelo seguinte documento), Ingrid Monteiro (projeto “Uso de ferramentas de raciocínio computacional por professores da educação básica”) e Paulyne Jucá (projeto “Um Processo para Desenvolvimento de Jogos para Equipes com Dedicação de Tempo Parcial ou Variável”), todos eles com uma bolsa remunerada (financiada pela própria UFC) e 5 também com uma bolsa voluntária.

O aluno interessado em inscrever-se na seleção dessas bolsas deve entrar em contato diretamente com os professores, que deverão indicar os bolsistas até o dia 27/Julho. Aqueles projetos que foram renovados poderão continuar com o mesmo bolsista, sem nova seleção.

Fonte: Professor Arthur Callado, coordenador de Pesquisa do Campus da UFC em Quixadá