Maratona do Conhecimento

Evento realizado pela primeira vez nos dias 03 e 04 de setembro de 2013.  Este foi realizado pela Biblioteca Universitária da UFC, por meio da Biblioteca do Campus de Quixadá, juntamente com a Faculdade Católica Rainha do Sertão (FCRS). O objetivo do evento é difundir ferramentas e fontes de informação acadêmica, promovendo assim o desenvolvimento de habilidades relacionadas à busca, acesso e utilização de informações para construção do conhecimento.

Faz parte da programação: palestras, treinamentos sobre o Portal de Periódicos Capes e bases de dados, apresentação sobre a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), Repositório Institucional, Programa de Comutação Bibliográfica (COMUT), Livros Eletrônicos oferecidos pela UFC, Elaboração de projetos de pesquisa e Guia de Normalização de Trabalhos Acadêmicos.

O evento contou com palestras sobre assuntos de interesse acadêmico, tais como: Pesquisa nas IES (Profa. Stânia Nágila Vasconcelos FCRS), treinamento em bases de dados como SAGE, da editora EBSCO (Ana Cristina BCT/UFC) e ProQuest (Luciana Oliveira – Gerente de Contas da ProQuest), treinamento do Portal de Periódicos da CAPES (Ana Cristina Ursulino BCT/UFC), Repositório Institucional da UFC (Isabela Nascimento BCT/UFC), Biblioteca Digital de Teses e Dissertações – BDTD (Islânia Castro BCT/UFC), Programa de Comutação Bibliográfica – COMUT (Islânia Castro BCT/UFC) e Elaboração de Projeto de Pesquisa (Nonato Ribeiro BCT/UFC) e Normalização de Trabalhos Acadêmicos (Isabela Nascimento BCT/UFC).

Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer os projetos desenvolvidos pelos professores Arthur Callado (Atualização da Monitoração Aeronáutica e Auto Sustentabilidade), Flávio Rubens (Qualidade de Serviço para Ambientes em Nuvem) e Márcio Espíndola (Redes Sociais e Dispositivos Móveis. Quais os próximos passos?). Ocorreu também a palestra sobre o programa Ciência sem Fronteiras com o professor Cláudio Marques, da Coordenadoria Geral de Programas Acadêmicos da UFC. A Aluna Ingrid da Silva Carneiro fez um relato de experiência de como foi sua participação no programa Ciência sem Fronteiras na Espanha. O Evento teve seu encerramento abrilhantado pelo coral da FECLESC, sob o regente Carlos Cléber.

Período: a definir

Período: 22 de outubro de 2014

Fizeram parte da programação: palestras, treinamentos sobre o Portal de Periódicos Capes e bases de dados, como a ProQuest, Computers and Applied Sciences Complete (CASC) e Biblioteca Digital da Association for Computing Machinery (ACM), normalização de trabalhos acadêmicos de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e guia de normalização da UFC. Contou com a participação de 154 inscritos da comunidade acadêmica do Campus da UFC em Quixadá, FLECLESC/UECE, FCRS, IFCE Campus Quixadá. No período da tarde, houve ainda a participação do Projeto de Extensão Face Pro Book, que realizou uma troca de livros.

maratona-conhecimento-2014