Hackathon

Uma hackathon é um evento intensivo de inovação tecnológica. O nome é derivado das palavras “hack”, que faz menção a tentar coisas novas e aprender bastante no processo, e “marathon”, que é inglês para “maratona”. É comum que hackathons durem de 24 a 48h e que tenham um espírito de competição, especialmente quando há premiação envolvida. Em todo caso, é uma oportunidade para grupos de empreendedores colocarem as cabeças para pensar e constuir uma proposta inovadora de acordo com o tema proposto. No ano de 2015, foi a primeira edição do evento no campus.

Período: 12 e 13 de maio

Tema dessa edição: “Visualização de Informação para Melhorar a Vida nas Cidades”.

Equipes inscritas: 5 equipes de 3 a 4 participantes.

Período de desenvolvimento: 10h da manhã do dia 12 às 10h da manhã do dia 13/05.

Júri: 3 professores da UFC Quixadá (Andréia Libório, Camilo Almendra, Paulyne Jucá), um STA da mesma instituição (Virgínia Farias), e um professor da Faculdade Católica Rainha do Sertão (Augusto Arraes).

Equipe vencedora: Os integrantes da equipe, Douglas Henrique, Roberto Junior, Kaynan Coelho, e Matheus Souza são estudantes de graduação na UFC, Campus de Quixadá. Propuseram o aplicativo SAUTE, que visa auxiliar pedestres e cidadão a desviar potenciais zonas de assaltos. O aplicativo funciona com dados de ocorrências de crimes, gerando zonas de calor relacionadas a estas. Quando um usuário digita seu endereço, o aplicativo acessa a localização do aparelho utilizado e traça um caminho seguro para o pedestre. O grupo recebeu o prêmio de R$ 400,00 e o convite formal da organização para submissão de seu trabalho à competição do IHC 2015. As demais equipes, pela qualidade de seus trabalhos, também receberão incentivo e apoio técnico da equipe para submissão à referida competição de design.

hackathon_vencedor

Ir para o site do evento