Escola de Verão

A Escola de Verão do Campus da UFC em Quixadá é um evento realizado desde o início do funcionamento do Campus e destina-se principalmente à atualização tecnológica dos alunos dos cursos de graduação do Campus, assim como a de estudantes e profissionais da área de Tecnologia da Informação. As atividades são ofertadas para complementar a formação dos alunos, e são válidas para contabilização de créditos como Atividades Complementares. O Evento é promovido por docentes, servidores e alunos, com apoio das Coordenações dos Cursos de SI, ES, RC, CC e Direção do Campus.

Para participar e se inscrever, o aluno deve estar atento aos prazos e período de inscrições, geralmente sempre antes do primeiro semestre letivo do ano, divulgados aqui no site ou no site do sistema SEVEN.

Inscrições

As inscrições são feitas exclusivamente pelo sistema SEVEN, no período divulgado.

Passos básicos

Observações IMPORTANTES

Mais detalhes em: http://www.quixada.ufc.br/noticiassec/157-escola-de-ver%C3%A3o-2014.html

Eventos anteriores:

Programação Detalhada

Título: MC1 – Single Page Application usando Spring Framework no Back-end
Instrutores: Josué Machado Mota e Régis Pires Magalhães
Resumo: Neste minicurso será apresentada uma aplicação Web interativa capaz de gerenciar informações sobre eventos e seus participantes (um CRUD com associações um para muitos e muitos para muitos).

Título: MC2 -Versionamento de código com Git e GitHub
Instrutores: Régis Pires Magalhães
Resumo: O minicurso apresentará os principais fundamentos e práticas relacionados ao uso do sistema de controle de versões distribuído Git e da aplicação Web Social voltada para gerenciamento de projetos de software que usa o Git internamente: o GitHub.

Título: MC3 – Computação Paralela com a Ferramenta MPI
Instrutores: Alan Lucas Silva Matias
Resumo: O minicurso abordará conceitos básicos e paradigmas de programação em computação paralela, bem como a conceitualização e utilização da ferramenta MPI (Message Passing Interface) para as atividades práticas propostas. Dentre elas estão: programação paralela através da troca de mensagens entre processos em um única máquina; e a configuração de clusters através do MPI.

Título: MC4 – Segurança da informação na internet
Instrutores: Ricardo Ferreira Costa – Coordenador de Tecnologia da Informação – Campus da UFC em Quixadá
Resumo: Esse curso descreve a importância do uso da Internet, os riscos a que os usuários estão sujeitos e os cuidados a serem tomados. Aliado a isso, os mecanismos de segurança existentes também serão abordados.

Título: MC5 – Uma visão geral sobre Metodologias Ágeis
Instrutores: Jeferson Kenedy Morais Vieira – Novo professor do campus
Resumo: O curso busca apresentar os conceitos fundamentais do paradigma funcional e mostrar a utilização desses conceitos através da linguagem Haskell. Tudo acompanhado de exercícios práticos.

Título: MC6 – Engenharia de Requisitos
Instrutores: Romário Farias dos Santos
Resumo: As atividades de engenharia de requisitos (ER) são essenciais para o sucesso em um projeto de software. O ensino dessas práticas pode melhorar a sua aplicação no mercado. Entretanto a maioria dos cursos de ER focam apenas na teoria. Essa proposta tem como objetivo introduzir atividades práticas à educação de engenharia de requisitos, enfatizando o contato com clientes e realizando os processos de ER.

Título: MC7 – Design Responsivo – Conceitos e Prática
Instrutores: Guylherme Tabosa Cabral
Resumo: Este minicurso tem como objetivo explicar as bases de um design Responsivo e a prática que leva a ele.

Título: MC8 – Java e Orientação a Objetos descomplicado
Instrutores: Handerson Frota – Fundador do Grupo de Usuários Java do Ceará (JavaCE), consultor e fundador da TriadWorks com +10 anos de experiência em desenvolvimento Java e integração de sistemas – Linkedin(https://www.linkedin.com/in/handersonfrota) – Sócio da TriadWorks
Resumo: Apresentação da plataforma Java, seus objetivos e mercado. Introdução ao paradigma de orientação a objetos, seu objetivo, por que utilizar, ganhos, classes, objetos e boas práticas.

Título: MC9 – Programação Funcional com Haskell
Instrutores: Italos Estilon da Silva de Souza