Avaliação Institucional


De forma rápida e prática, pela Internet, mais de 26,8 mil alunos e 2,1 mil professores de graduação presencial da UFC serão estimulados a refletir e opinar sobre a qualidade de seus cursos. A UFC inaugura  novo modelo de avaliação institucional – pela primeira vez, on-line, permitindo à comunidade acadêmica qualificar vários aspectos referentes à graduação.

A UFC entende que aqueles que estão em sala de aula, vivendo o dia a dia da graduação, é que possuem as condições de aferir a qualidade dos cursos. A iniciativa pretende dar voz à comunidade universitária, fará dos docentes e discentes protagonistas do processo avaliativo. O objetivo é traçar um diagnóstico da graduação da UFC, possibilitando o reconhecimento de práticas positivas e a identificação de eventuais lacunas com questionários mais completos que permitirão à comunidade acadêmica qualificar uma série de aspectos da graduação.

Uma das características do novo modelo de avaliação institucional é a agilidade. A estimativa é de que cada aluno ou professor leve cerca de 15 minutos para responder aos formulários. As opções de resposta às perguntas vão de um polo extremamente positivo a um polo extremamente negativo. E há os campos para os avaliados discorrerem sobre determinado assunto.

QUEM DEVE FAZER – A avaliação institucional é obrigatória para alunos e professores de cursos de graduação presenciais. Por meio de questionários que estarão disponíveis no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), os alunos opinarão sobre a atuação de seus docentes, atuação da coordenação e condições de funcionamento do curso (infraestrutura, biblioteca, laboratório etc.).

Já os professores avaliarão o conjunto de alunos das turmas em que ministram aula e as condições de trabalho. Os dois grupos também farão uma autoavaliação. O processo é totalmente anônimo – ninguém precisa se identificar para responder aos questionários. Somente estão liberados os estudantes que estiverem matriculados apenas na disciplina de Estágio Obrigatório ou de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Saiba tudo sobre a avaliação institucional. Preparamos uma lista de perguntas e respostas.

Perguntas & Respostas

O que é?

Para que uma instituição avance, é preciso que ela se conheça, que saiba exatamente quais os seus pontos fortes e em que aspectos precisa melhorar. Por isso, após amplo diálogo com a comunidade acadêmica, a UFC está aprimorando seu processo de autoavaliação.
Esta é a oportunidade para professores e alunos de graduação da UFC exercerem a cidadania na Instituição, opinando e analisando aspectos relevantes da realidade acadêmica, tais como infraestrutura, condições de trabalho docente, qualidade do processo de ensino-aprendizagem, dentre vários outros pontos.

Quem irá participar?
Professores e alunos de graduação de cursos presenciais da UFC.

Quando será realizada?
Em novembro*, a avaliação institucional ocorrerá em data a confirmar.

Como será feita a avaliação?
A avaliação será feita pela Internet, através de módulos disponíveis no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Todo o processo será on-line, o que dará mais agilidade na coleta, na organização e no uso das informações fornecida pelos participantes. Na página do SIGAA, haverá um módulo para os alunos e outro para professores. Os alunos avaliarão os seguintes aspectos: atuação dos docentes, atuação da coordenação e condições de funcionamento do curso (infraestrutura, biblioteca, laboratórios etc.). Já o professor avaliará o conjunto de alunos das turmas para as quais ministra aula e as condições de trabalho. Nos dois módulos, tanto os docentes quanto os estudantes realizarão uma autoavaliação.

Que aspectos referentes aos professores os alunos irão avaliar?
Capacidade de o docente organizar adequadamente o conteúdo, didática utilizada, relação do professor com os alunos, formas de avaliação do aprendizado discente, dentre outros. É importante esclarecer que o estudante avaliará somente os professores das disciplinas nas quais está matriculado no semestre letivo vigente.

A avaliação será feita de forma anônima ou os participantes serão identificados?
A avaliação institucional é totalmente anônima, não havendo necessidade de qualquer tipo de identificação.

O que será feito com o resultado da avaliação?
Ao fim do processo de avaliação, serão gerados relatórios que proporcionarão um diagnóstico sobre a graduação na UFC. Os resultados serão publicizados de diferentes formas. Cada professor receberá, individualmente, um relatório sobre sua avaliação. Docentes que ocupam cargos de gestão terão acesso a relatórios mais amplos, com a avaliação dos cursos, docentes e discentes. Dados gerais sobre o conjunto da avaliação de cada unidade acadêmica também serão disponibilizados ao público. A visualização desses dados também será feita pela Internet. O diagnóstico norteará ações efetivas de planejamento e aprimoramento, motivará seminários setoriais de avaliação, dentre outras atividades. O objetivo é reconhecer as boas experiências e avaliar estratégias que possam corrigir eventuais lacunas. No caso específico dos professores, os resultados também serão levados em conta no processo de progressão funcional.

A avaliação é obrigatória?
Sim. O objetivo da Administração Superior é captar um retrato fiel do funcionamento de seus cursos de graduação. Daí a necessidade de colher a opinião de todos os professores e alunos de graduações presenciais.

O que acontece se eu não participar?
Aqueles que deixarem de responder os formulário deverão ter limitações em alguns processos acadêmicos, tais como impossibilidade de renovação de matrícula e de visualização de notas no semestre letivo por meio do SIGAA, por exemplo.

Por que outros membros da comunidade acadêmica, tais como servidores técnico-administrativos e professores de pós-graduação, não participarão da avaliação?
Os principais atores institucionais responsáveis pela qualidade do processo de ensino e aprendizagem – discentes e docentes – participarão neste primeiro momento. Em etapa posterior, os integrantes da pós-graduação e os técnico-administrativos ligados às coordenações de curso também participarão.

O que acontecerá com professores que forem avaliados de forma insatisfatória pelos alunos? E, no sentido inverso, o que acontecerá com as turmas que tiverem avaliação insatisfatória por determinados professores?
A avaliação institucional tem como lema a frase Conhecer e aprimorar: construindo a UFC. Portanto, o objetivo primordial é conhecer a realidade institucional da qual faz parte o segmento docente, de modo a aprimorá-la em sua totalidade, caracterizando, assim, ação e dinâmica de modo a construir uma UFC pujante e de qualidade cada vez mais elevada.

http://ufc.br/noticias/noticias-de-2014/5959-de-24-a-26-de-novembro-professores-e-alunos-avaliam-a-graduacao-da-ufc-pela-internet

http://www.ufc.br/noticias/noticias-de-2014/5831-professores-e-alunos-fazem-avaliacao-institucional-nos-dias-24-25-e-26

http://www.ufc.br/noticias/noticias-de-2014/5832-avaliacao-institucional-da-ufc-perguntas-e-respostas

©2017 - Universidade Federal do Ceará - Campus Quixadá. Todos os direitos reservados.
Endereço: Av. José de Freitas Queiroz, 5003 – Cedro – Quixadá – Ceará 63902-580
Telefones:
Secretaria da Direção: (88) 3412 0919
Secretaria Acadêmica: (88) 3412 1256
Biblioteca do Campus: (88) 3412 2679